terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Turismo Rural em Colina SP

Colina SP: além da Festa do Cavalo, temos muitas outras atrações:
Infelizmente, os calendários de 2013, 2014 e 2015 não foram publicados!

O TURISMO RURAL EM COLINA SP 
O QUE FALTA PARA VENCERMOS A DISTÂNCIA ENTRE AS INTENÇÕES E AS AÇÕES?

Em 21 de abril de 2011, o vice-prefeito Ronaldo Daher, numa entrevista à Revista Tudo de Bom, abordou o tema Turismo em Colina:
Em recente entrevista à Revista Tudo de Bom, por ocasião da edição especial de aniversário da cidade, me foi solicitado abordar o tema “turismo”, uma área, que acredito, promissora.
A entrevista na íntegra:
TdB - Colina tem um forte potencial turístico?
Ronaldo: Infelizmente, Colina não foi agraciada com praias, rios, e cachoeiras, que hoje são muito procurados. Temos a tradição no trato com cavalos e é este o principal potencial turístico de nossa cidade.
TdB - Quais são os principais pontos turísticos que poderiam ser destacados?
Ronaldo: Como já disse o trato com cavalos, incluindo-se aí a nossa tradicional Festa do Cavalo com provas hípicas com participadão de grande numero de cavaleiros, cavaleiros olímpicos. A visita e hospedagem em fazendas tradicionais, Fazendo do Governo que já se propuseram a participar deste tipo de turismo, dito turismo rural
TdB - O que te levou a investir no turismo na cidade?
Ronaldo: Ativar um setor que estava estagnado, visando melhoria na renda dos participantes e aumentando o número de turistas na cidade, motivando a que mais pessoas participem.
TdB - Você acredita que o projeto turístico, que começou a ser implantado por um grupo na cidade, vai gerar resultados?
Ronaldo: Sim, são ações demoradas, com resultado a médio e longo prazo, mas temos convicção de que obteremos sucesso. O Comprometimento de inúmeros proprietários de Fazendas, da Fazenda do Estado, do SENAR, do SEBRAE e do Clube do Cavalo de Colina são indicativos de sucesso.
TdB - O que é preciso para que mais pessoas acreditem no potencial turístico de Colina?
Ronaldo: Sempre é necessário um início. Com o tempo, os resultados aparecem e pela propaganda boca a boca, mais e mais pessoas passam a acreditar e a participar. O papel da imprensa também é muito importante neste crescimento.
TdB - Qual o seu desejo para a cidade neste aniversário de 85 anos?
Ronaldo: Queremos dar sempre à população uma melhor qualidade de vida. Isto inclui, melhorar sempre a educação, a saúde, bairros limpos, asfaltados, com iluminação pública, agua abundante e tratada; coleta de esgotos com Estação de tratamento; coleta de lixo e com oportunidades de trabalho, incentivando as empresas já instalada, no município; trabalhando para a vinda de novas empresas, sempre visando novos postos de trabalho. Queremos uma cidade em paz e a população feliz

Entretanto, apesar de Colina ter uma Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, não faz parte das atribuições desta Secretaria o desenvolvimento do Turismo em Colina:
Atribuições da Secretaria:

Proporcionar a população colinense uma oportunidade de lazer e socialização através dos diversos eventos esportivos promovidos.
Permitir que o potencial educativo do esporte aja como elemento suplementar para a inserção social, a preservação de valores morais e de civismo, a promoção da saúde e a valorização das raízes e heranças culturais. Tudo isso aplicado à prática das modalidades esportivas oferecidas: Futebol de Campo, Fustal, Futsal Feminino, Voleibol, Kung Fu, Equitação e Tai Chi Chuan .
Com as escolinhas esportivas a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo visa auxiliar na formação da criança e do adolescente, pois através da prática do esporte a criança e o adolescente aprendem o significado das palavras disciplina, respeito, honestidade, favorecendo assim seu convívio em sociedade.
Site da Prefeitura Municipal de Colina - 
SMETL (clique aqui e acesse)
Rua Antonio Paulo de Miranda, s/nº - Recinto Municipal
Fone: (17) 3341-2313
E-mail: smecolina@uol.com.br

Temos notícia de um documento sobre Turismo em Colina, do Curinho, registrado em Cartório, mas ainda não tivemos acesso a este documento...

 A Secretaria mantém um blog na Internet:
Infelizmente, o blog está desatualizado e erra feio ao publicar uma foto de uma Estação que não é a de Colina, denotando um total desconhecimento da cidade:

Gostaríamos de lembrar à Secretaria a importância do blog e das Redes Sociais na Internet:


- desde maio/2011, nosso blog sobre Colina já teve mais de 

quase 300 mil acessos!



- o blog Colina Cidade Carinho (http://colinasp.blogspot.com/), do Vagner Meira Cotrim, já teve mais de 35 mil acessos!



- o blog do Ronaldo Daher (http://ronaldodaher.blogspot.com/) apesar de não ter um contador de visitantes, também é muito acessado.



- e tantos outros blogs de e sobre Colina que atraem os interessados na nossa Cidade Carinho... (relacionados na coluna da direita deste blog)



- no Facebook, nossa Página Colina SP está com o limite de Amigos esgotado (5 mil) e mais de 1,4 mil assinantes, e nossa Página Colina Cidade Carinho tem mais de 500 opções Curtir

Uma nova Página, do Cleverton Espanhol, Festa do Cavalo, atingiu 150 curtir em uma semana!



Temos ainda um canal no Youtube (mais de 1.500 exibições) e uma Página no Google+, onde já contamos com muitos Amigos...

 Secretário de Esportes, Turismo e Lazer da Prefeitura Municipal de Colina:

Marcelo Pinto Neto


árbitro da Federação Paulista de Futebol desde 2001, formado pela Escola de Árbitros “Flávio Iazzetti”, turma de 1999/2000. 

Exerce a função de Secretário Municipal de Esporte e Turismo, desde 2001.


A Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer:

Marcelo Pinto Neto (Secretário)
Maurício Schivinin (Coordenador)
Ricardo Alves Lira (Setor Administrativo)

e conta com o

Conselho Municipal de Turismo

O COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de Colina foi criado no ano de 2005, através da Lei Municipal 2.495. De caráter consultivo e deliberativo para assessoramento da municipalidade nas questões referentes do desenvolvimento turístico da cidade, reúne representantes dos poderes executivo e legislativo e sociedade civil em seus vários segmentos.
No início de 2009 foi eleita uma nova diretoria que vem discutindo projetos de fomento ao turismo local. As reuniões acontecem uma vez por mês. Atualmente as discussões giram em torno do Regimento Interno do Conselho.
As reuniões são abertas a todos os munícipes, que podem apresentar propostas, sugestões e opiniões com vistas aos desenvolvimento turístico de Colina.

PORTARIA Nº 305, DE 14 DE ABRIL DE 2009 NOMEIA MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO (COMTUR) DE COLINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS VALDEMIR ANTONIO MORALLES, Prefeito Municipal de Colina, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, edita a seguinte Portaria:

Art. 1º -Ficam designados para comporem o Conselho Municipal de Turismo de Colina (COMTUR), os seguintes membros:

1) – Representante do Poder Executivo: Marcelo Pinto Neto – Titular; Ronaldo Daher – Suplente;

2) – Representante do Poder Legislativo: Marco Aurélio Moralles - Titular; Noeli Bueno de Souza – Suplente;
3) – Representante dos Hoteleiros: Miralda de Paula Galdiano Bach – Titular; Maria Aparecida Brovino Rodrigues – Suplente;
4) Representante dos Jornalistas: João Roberto Felici – Titular; Thereza Márcia Paro Poliseli – Suplente;
5) Representante dos Radialistas: Paulo Roberto Moy – Titular; Márcia Eloísa Polizelli – Suplente;
6) Representante dos Restauranteiros: Vinicius Drub Bombig – Titular; José Luis Bazílio – Suplente;
7) Representante da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Colina (ACIAC): Helaine Aparecida de Oliveira – Titular; Cláudio Ribeiro da Silva – Suplente;
8) Representantes da Associação Rural: Celso Alves dos Santos - Titular César Polizelli Milani -Suplente
9) Representante do Rótary Clube: Napoleão Jorge – Titular; Lucia de Fátima Bernardes Angelícola - Suplente;
10) Representante dos Empresários da Noite: Hernane de Souza Santos – Titular; Kenedy de Freitas - Suplente;
11) Representantes dos Empresários de Eventos: Mario Henrique Pedro Martins - Titular; João Francisco Del Ângelo Junior – Suplente;
12) Representantes dos Marqueteiros: Egberto de Novaes França – Titular; Leandro Rama Donini – Suplente;
13) Representantes do Clube Social: Silvio Varella Antonini - Titular; Paulo Roberto Baena – Suplente;
14) Representantes dos Arquitetos: Marceli Cristiane da Silveira -Titular; Raquel Rossini Brait – Suplente;
15) Representantes do Artesão local: Alexssandra Aparecida da Silva – Titular; Valéria Regina Lima de Souza – Suplente;
16) Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Colina: Uilson Ferezin – Titular; Sebastião Sergio de Souza Leite – Suplente;
17) Representantes do Pólo Regional de Tecnologia dos Agronegócios da Alta Mogiana: Flavio Dutra de Resende – Titular; José Victor de Oliveira – Suplente;
18) Representante da Policia Militar: Moisés Santos de Matos – Titular; Mario Aparecido Meneghelo – Suplente;
19) Representantes do SEBRAE: Evandro Morales Saturi - Titular; Margareth Cavaguti – Suplente;
20) Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil: Débora Moreno Sturaro Soares de Oliveira (Drª) Titular; Pablo Luiz Torres Soares de Oliveira (Dr.) – Suplente.
Art. 2º -Os nomeados acima não serão remunerados e os seus exercícios serão considerados de relevância para a Comunidade. Art. 3º -Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, procedendo-se as anotações de estilo.
Prefeitura Municipal de Colina, 14 de abril de 2009.
VALDEMIR ANTONIO MORALLES
Prefeito Municipal de Colina
Registrada na Secretaria competente e publicada por afixação no quadro de avisos desta Municipalidade.
RUBENS PEREIRA DA SILVA JUNIOR
Chefe de Gabinete do Prefeito
Obs: portanto, a Secretaria de Turismo está muito bem assessorada a julgar pela representatividade dos componentes do Conselho. Apesar de parecer que, desde 2009, o Conselho ainda está discutindo seu Regimento Interno... Não encontramos evidências do "caráter consultivo e deliberativo nas questões referentes ao desenvolvimento turístico da cidade", conforme estabelecido pela própria Secretaria na apresentação do Conselho em sua página da Internet:

 Curso de Turismo Rural:
Todos os anos, desde 2010, a Prefeitura de Colina apoiou um Curso de Turismo Rural em Colina:
  Curso de Turismo Rural 2011 - SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)


O Colinense edição on line: http://www.ocolinense.com.br/:

Professora Ângela Barbieri Nigro, do SENAR, acompanhou alunos do curso de Turismo Rural na última edição da Feira de Turismo em São Paulo, ampliando seus conhecimentos.



Portanto, a cidade já conta com profissionais capacitados na área de Turismo Rural

Hospedagem
Colina conta com vários tipos de hospedagem:


Hotel Danúbio:



Foi inaugurado em Agosto de 2001 com 20 apartamentos e ampliou esse número para 50 apartamentos.
O Hotel é gerenciado pela família: mãe e filhos e disponibiliza vários serviços: café da manhã, frigobar, ar condicionado, ventilador, televisão, computador, internet e wireless, banheira com hidromassagem, lavanderia, fax e estacionamento.
Aceita os seguintes cartões:
VISA, MASTER, REDE SHOP E AMERICAN EXPRESS

Recanto Fazenda São Joaquim

O Recanto Fazenda São Joaquim dispõe de uma estrutura com diversos atrativos. Prédios históricos ainda preservados, como a igreja, o antigo cinema e casa-sede com piscina e churrasqueira. O local é ideal para festas de confraternizações, casamentos, eventos e bons finais de semana. Caminhando pela fazenda você terá contato com a suinocultura, a ovinocultura, além da atual produção de seringueira e cana-de-açúcar. Com a fauna e flora privilegiadas, é possível fazer trilha pela mata, pescar, andar a cavalo, conhecer a antiga tulha de café e a serraria. É um passeio que encanta e proporciona momentos inesquecíveis, localizada a apenas 5 minutos de Colina.

Hospedaria Regina Rosa
 HOSPEDARIA REGINA ROSA, SITUADA NA CIDADE DE COLINA-SP, VIZINHA DO CLUBE DO POLO, UM LOCAL JUNTO À NATUREZA COM 15 LEITOS, 2 PISCINAS, ÀREA DE CHURRASCO E ÁREA PARA EVENTOS.
COLINA CAPITAL NACIONAL DO CAVALO, VIZINHA DA CIDADE DE BARRETOS ONDE ACONTECE O MAIOR RODEIO DO BRASIL.
 4 TAMANHOS DE ÁREAS E DIFERENTES PAISAGENS

Telefones: (17) 9117-1704 e (17) 8109-7054

HOTEL COLINA
 O Hotel Colina foi inaugurado em 07 de julho de 1991.
Gerenciado pela família, possui 20 aptos, todos térreos, com
garagem / ventilador de teto / ar condicionado / televisão
internet sem fio wireless / interfone nos apartamentos
frigobar / lavanderia
Dedicando-se a tornar sua hospedagem o mais agradável possível, o Hotel Colina oferece café da manha completo, internet sem fio wireless, fax, em ambiente familiar.
Tradição em bom atendimento!

Av. Rui Barbosa , 1130 - Centro - Colina - SP

Com uma localização privilegiada, a 15 minutos de Barretos e a 52 Km de Olímpia, onde está um dos cinco melhores parques aquáticos do Brasil, A Pousadinha tem um design moderno e oferece uma hospedagem simples mas gratificante.
Seus 25 quartos são aconchegantes, proporcionando uma tranquila noite de descanso e estão equipados com TV e ventilador de teto.
Ao acordar, os hóspedes têm à disposição um saboroso café da manhã, preparado para proporcionar uma alimentação saudável e capaz de carregar as energias para um longo dia de diversão.
O hotel também dispõe de internet wireless, piscina e área para churrasco, para que você possa aproveitar da melhor forma possível seus dias de lazer.
Passe seus dias de descanso no hotel A Pousadinha e aproveite uma estada aconchegante, com um excelente serviço!

ATRAÇÕES DA CIDADE:

a Estação Ferroviária e o Museu:


 apesar do estado atual da Estação e do Museu, uma recuperação destes locais seria possível



a Ponte Alice Dias e a Vila Ferroviária:








 foto de Nando Alves Oliveira (Oliveira)

O Parque Débora Paro:








Belos exemplares arquitetônicos, cheios de história:













Antigo Hotel Brasil
antiga Casa Brasil

a ETAM São Francisco de Assis:




 A Matriz de São José e a Festa do Padroeiro:






 a quermesse

o bazar

e seu interior restaurado...





A Mesquita:

O Recinto da Festa do Cavalo:








O Clube Hípico e o Campo de Polo:






MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, OS ARTISTAS E ARTESÃOS COLINENSES
Néia Pereira, nossa artista dos pincéis

 Rubinho, o jardineiro artesão, premiado


 Cláudio Pereira dos Santos, artista plástico e artesão

Eduardo de Sousa - óleo sobre tela

 Dilma Gregório Ramos, artista plástica:
pintura, escultura e outras técnicas

Roger Araújo: óleo sobre tela


FAMCOL
Fanfarra Municipal de Colina - SP
 Resgatando a musicalidade e o civismo 
 
 http://www.flogao.com.br/famcolsp/139571911
http://www.famcolsp.vai.la/
http://www.famcolsp.blogspot.com/

A Jovem Cia. de Dança Expressart classificou-se para a final do Mapa Cultural com a coreografia “Lamento Sertanejo”, com tema “Povo do Nordeste”, apresentada no último dia 5, em Orlândia, quando aconteceu a fase regional na modalidade dança.
O grupo colinense esteve representado por 20 componentes, sob a coordenação do coreógrafo Guilherme...
Silva. A apresentação da dança contemporânea foi prestigiada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sílvia Moralles, que acompanhou a Cia. de Dança até Orlândia.
A Jovem Cia. de Dança Expressart tem ganhado destaque na região e coleciona vários títulos em concursos e festivais. Os ensaios dos 75 integrantes, de várias escolas do município, acontecem 3 vezes por semana. O grupo está em atividade desde 2006 e tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Ponto de Cultura “Celeiro Cultural”, convênio celebrado entre o município e o Governo do Estado.
Além da dança, a crônica “Amanhecer na Roça: Meninos eu vivi!”, de autoria da professora Diva Maria D. Junqueira Franco, também está classificada para a etapa estadual do Mapa Cultural, que ainda não tem data definida, mas acontece no 1º semestre de 2012 em São Paulo.
http://www.ocolinense.com.br/


Corporação Musical Dr. Oscar de Goes Conrado, maestro é o Joel "Jefferson Joel de Carvalho"

vide no site da Prefeitura Municipal de Colina - Secretaria da Educação e Cultura outras manifestações culturais apoiadas pela Prefeitura Municipal de Colina:



COLINA PITORESCA E BUCÓLICA
Colina é uma típica cidade interiorana em muitos aspectos:











Canaricultura


bebedouro de animais

 



TURISMO RURAL
ALGUMAS DAS ATRAÇÕES:




O Recanto Fazenda São Joaquim dispõe de uma estrutura com diversos atrativos. Prédios históricos ainda preservados, como a igreja, o antigo cinema e casa-sede com piscina e churrasqueira. O local é ideal para festas de confraternizações, casamentos, eventos e bons finais de semana. Caminhando pela fazenda você terá contato com a suinocultura, a ovinocultura, além da atual produção de seringueira e cana-de-açúcar. Com a fauna e flora privilegiadas, é possível fazer trilha pela mata, pescar, andar a cavalo, conhecer a antiga tulha de café e a serraria. É um passeio que encanta e proporciona momentos inesquecíveis, localizada a apenas 5 minutos de Colina.



RECANTO DAS AVES:









FAZENDA SÃO PEDRO CAVA DA COLINA
Haras e Canil Cava da Colina

Atualmente Colina/SP realiza provas de andamento e funcionalidade imitando obstáculos naturais, mais comuns e viáveis antes encontrados nesse esporte e nos serviços em uma fazenda de pecuária como recursos de continuidade nessa seleção.
Criadores de outras regiões e estados com foco nesses itens essenciais na seleção dessas 2 raças de cavalos de sela, tem prestigiado cada vez mais o evento e aumentado a presença em Colina todo setembro de cada ano.

cães da raça Beagle

FAZENDA FIGUEIRA:

CHOCOCLATE 100% ORGÂNICO OURO MORENO


visite o site:






Ouro Moreno presente no
Curso de Turismo Rural (2011)

http://www.ouromoreno.com.br/


MONTE BELO






canavial e seringal

 Esta é uma festa tradicional do Monte Belo (1956)


ANTIGAS FAZENDAS DE CAFÉ









PESQUEIRO




FAZENDA DA ONÇA (século XIX)


FAZENDA DO GOVERNO E
FAZENDA COLINA - APTA
Página da Coudelaria no Facebook:




















De bike pelas trilhas de Colina:
por Fabricio Ivanoff - vide mais clique aqui






Fazenda da Onça (para ver mais, clique aqui)






habitat de orquídeas (para ver mais, clique aqui)

Turismo Religioso: Igrejas e Capelas de Colina - para ver mais, clique aqui


Conclusão: há muitas outras atrações da nossa Cidade Carinho e Capital Nacional do Cavalo que não foram elencadas aqui. Portanto, basta juntar a fome com a vontade de comer, os interessados e os interesses envolvidos e transformar Colina numa atração turística...

Para começar, a título de sugestão, e de acordo com o Ronaldo Daher:
AMITur - Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Artístico

O SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO foi criado para expor todo o potencial existente em muitas das 645 cidades que compõe o Estado de São Paulo. Principalmente os seus potenciais Turísticos, Culturais, Artesanais e Históricos.

Em 2012 será realizada a 11ª. Edição, no ponto mais importante do país para o público que nos interessa, e que é a região da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de Junho de 2011.
Teremos pouco mais de 3.000 m2 contendo 125 módulos que serão ocupados exclusivamente por cidades do Estado de São Paulo, isoladamente ou fazendo parte de circuitos ou roteiros turísticos que tem sido do maior agrado por parte dos excursionistas.
Tem sido uma excelente vitrine para um público seleto, destacando-se Operadores e Agentes de Viagens, profissionais da imprensa especializada, bacharéis de Turismo, investidores e, principalmente, os Turistas que procuram novidades como destino.
Durante os três dias do SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO, e, no mesmo local, também realizaremos o 11º CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA quando, então, apresentaremos para o público interessado vários painéis e cursos sobre os temas da atualidade. Também haverá um espaço especial com workshop para Agentes de Viagens e Operadores de Turismo estabelecerem contato direto com novos destinos para seus clientes.
O ingresso no SALÃO é mediante convites gratuitos, enquanto que os CURSOS têm uma pequena taxa simbólica.
Toda a organização dos eventos é feita em estreita parceria com a firma “Conteúdo Brasil – Feiras e Eventos”. A AMITur oferece, ainda, apôio em reservas hoteleiras, traslados e vários passeios com guias altamente especializados.

Maiores informações acesse o site: http://www.salaospturismo.com.br/

SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural:
Os cursos promovidos pelo SENAR contribuem para a profissionalização, integração e melhoria da qualidade de vida do homem rural.
http://www.senar.org.br/novo/#institucional

SEBRAE
http://www.sebrae.com.br/setor/turismo/segmentos-turisticos/turismo-rural:
O Turismo Rural é definido pelo conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.
O segmento tem proporcionado o contato direto do consumidor com o produtor que consegue vender, além dos serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento, produtos in natura (frutas, ovos, verduras) ou beneficiados (compotas, queijos, artesanato). Assim, obtém-se melhores preços e qualidade para o turista e maior renda para o produtor. Entretanto, o Turismo Rural é impulsionado quase que por completo pelas oportunidades de mercado.
O Ministério do Turismo com o objetivo de estabelecer critérios, regulamentações, incentivos e outras informações que orientem os produtores rurais, os investidores e o próprio Governo elaborou as Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural. O documento propõe diretrizes e estratégias norteadoras para a convergência de políticas e de ações no processo de ordenamento do segmento no País como atividade capaz de agregar valor a produtos e serviços no meio rural e contribuir para a conservação do meio ambiente e valorização da ruralidade brasileira.


O Futuro do Turismo em Colina
Assustou-se com o título não é mesmo? Pois é, Colina tem sim potencial turístico e não ésó no trato do cavalo não. Em tempos de internet, com as redes sociais, o boca a boca já caiu por terra, precisamos é de um despertar para o turismo, que inclui: investimento,política pública, conscientização da população e transpor a barreira das intenções para realizar de fato algo.
Agora pense no seu fim de semana: feriado prolongado, férias imagine acordar com as galinhas, tirar leite de vaca, uma rede esticada na varanda ou na sombra de uma frondosa árvore à tardezinha, tirando aquele cochilo, enquanto as maritacas se reúnem e conversam ao por do sol.
Cheiro de mato, reunião com amigos regada a vinho ou aquela cachaça produzida artesanalmente, comer aquele peixe fresco que você mesmo pescou enquanto as crianças brincam de bola no quintal, cheiro de terra molhada, fazer caminhada, rir de coisas bobas, admirar a natureza. O que para você parece bobo e corriqueiro é um sonho de consumo para os 82% dos brasileiros que vivem em grandes centros urbanos. Esses “urbanoides” cercados por prédios e asfalto, que compartilham um trânsito caótico, que vivem sobre intenso stress são responsáveis pelo crescimento do mais que dito e cobiçadíssimo Turismo Rural, um recanto de paz para adultos e crianças que através do contato com a natureza e a vida simples investem alto no setor para ter o que você tem gratuitamente quando abre a sua janela de manhã.
Vários são os municípios que se encontraram economicamente e vivem essencialmente do turismo. O primeiro passo talvez seja conhecer sua própria cidade, seu potencial, que atrativos ela oferece, você com certeza se surpreenderia. Muito pode ser feito para alavancar o turismo e, em curto prazo. Por mais longo que pareça o caminho toda a jornada tem início no primeiro passo que precisa ser dado se quisermos chegar há algum lugar.
Colina além do cavalo, nosso ícone maior, que por si só já seria o suficiente para pensarmos em políticas publicas eficientes para o turismo local, se encaixa não só no turismo rural (que possui atrativos que todos já estão cansados de saber), mas em segmentos como: Turismo de Lazer e ecoturismo (pesqueiros, natureza, trilhas, criação de aves ornamentais e etc). Turismo Religioso (já pararam pra contar a quantidade de capelas que a sua cidade possui? Além da matriz, várias espalhadas nas inúmeras fazendas existentes aqui, além de manifestações religiosas, entre elas quermesse e festejos em homenagem ao padroeiro). Turismo Educacional (além de possuírmos uma escola rural, visitas extracurriculares mostrando produção de cavalos, produção da borracha através das seringueiras, fábricas de grande porte como Cutrale, Usina Guarani entre outros). Turismo Cultural (o tradicional desfile cívico e alegórico realizado em comemoração ao aniversário da cidade, festas juninas na zona rural, grupos artísticos, artesãos e artistas locais). Turismo de Patrimônio Histórico (arquitetura, entre elas casarões, fazendas, estação ferroviária e Ponte Alice Dias).
Com certeza há inúmeros outros segmentos e atrativos que poderíamos elencar aqui; você leitor provavelmente já pensou em mais alguns mesmo, que infelizmente, não sejamos agraciados por praias e cachoeiras, fica evidente que o turismo abre um leque de infinitas possibilidades.
São vários os recursos, mas de nada adiantam se não soubermos utilizarmos, possuímos profissionais qualificados, equidade, boa hospedagem, boa estrutura, bons atrativos só nos falta mesmo é a tal da boa vontade.
Vagner Cotrim
Postado em 14/04/2012
Por: A Redação Espaço do leitor (www.ocolinense.com.br )
http://vagnercotrim.blogspot.com.br/2011/11/textos-e-cronicas.html


Capital Nacional do Cavalo!?!?
Existe coisa mais desagradável do que perder seus documentos pessoais? Quem já os perdeusabe a dor de cabeça que isso provoca, quando precisamos tirar uma segunda via de RG é quenos damos conta de que podemos ficar sem lenço, mas sem documentos jamais.
Como é bom existir, fazer compras, preencher cadastros, nada como ter identidade. É comgrande tristeza que vejo aos poucos Colina se tornando uma indigente. Por onde andam oscavalos da Capital Nacional do Cavalo?
Essa semana foi veiculada uma noticia em toda a região de que Barretos, visando as Olimpíadas de 2016, terá um Centro de Formação Olímpica de Hipismo, onde serão investidos nada mais que oito milhões de reais para a adequação do Recinto Paulo de Lima Correia, sim aquele caindo aos pedaços perto do terminal de ônibus.
Inaugurado em 1940, o parque foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) em 2010. O projeto faz parte de um convênio entre a Secretaria de Cultura de Barretos e o Ministério do Esporte e tem o apoio da Confederação Brasileira de Hipismo que, inclusive, já marcou as seletivas de Londres no local.
Com certeza um grande ganho para a região. Se você é como eu, quando pensa em cavalos, ou qualquer coisa relacionada ao hipismo, logo nos remetemos a Colina, afinal somos ou não somos a Capital Nacional do Cavalo? Sim, Temos cavalos! Orgulhamo-nos muito disso, mesmo que o único cavalo que simbolize a cidade esteja em cima de um estabelecimento comercial que nada tem ligação ao hipismo, mas mesmo assim veste a camiseta e representa a cidade, temos varias cavalgadas inclusive beneficentes, somos berço de atletas olímpicos de renome internacional no hipismo, produzimos cavalo para a Cavalaria Nove de Julho de São Paulo, que orgulho! Temos projetos voltados às crianças na modalidade, temos Campo de Polo, temos também um Clube e temos o Bretão, quem já viu nunca esquece produzido aqui, em Colina. Investimentos na área de Turismo, com pousadas e fazendas preparadas para receber os amantes de equinos e por último temos a Festa do Cavalo, símbolo maior de nossa pitoresca cultura. O que falta então para sermos de fato a Capital Nacional do Cavalo? Nada? Estamos satisfeitos! Só o título nos basta, nos contentamos com isso, mesmo que símbolos importantes como aquele na entrada da fazenda do governo caia, e ninguém note, afinal já temos o titulo, não precisamos disso. Embora tenhamos toda a estrutura para o hipismo não precisamos divulgar nossa cultura, ou mesmo entrar numa briga e propor parcerias para sediarmos uma seletiva ou qualquer coisa na área, ainda mais olímpica, afinal 2016 está tão longe. Alavancar a economia da cidade e proporcionar visibilidade ao município não é importante, afinal, há ainda uma distância enorme entre a população e um jogo de polo ou um campeonato de hipismo ainda elitizado e longe de ser popular como campeonatos varzeanos de futebol.
Pensando bem não falta nada mesmo, temos tudo de que precisamos para nos orgulhar e nos vangloriar por manter nossas tradições, mas abram os olhos a terra do peão não esta tão satisfeita com a mesmice, não se acomoda apenas com títulos, e quer ser também Capital do Cavalo.

Vagner Cotrim
Postado em 02/03/2012
Por: A Redação www.ocolinense.com.br
Publicado em 01/03/2012 Jornal "O Colinense" n.1540- Ano XCIII - Espaço do leitor
http://vagnercotrim.blogspot.com.br/2011/11/textos-e-cronicas.html


Postagem publicada originalmente em 12/abril/2012