segunda-feira, 30 de julho de 2018

Fazenda do Governo e Fazenda Colina

Quadro intitulado Estação Experimental de Zootecnia de Colina, de Paulo Tosta

A Coudelaria Paulista (Estação Experimental de Zootecnia) foi criada em 1935, visando fazer pesquisas e experimentações sobre bovinos e equinos e para cultivar pastagens e plantas forrageiras necessárias à alimentação dos animais. É considerada área de reserva e preservação ambiental, destinada à geração e difusão de tecnologias agropecuárias. Numa área total de 2487 hectares, encontram-se áreas de preservação ambiental e de mananciais (Represa do Burrinho), pastagens, produção de grãos e forrageiras, instalações e residências. Aí fica também a área utilizada pela Escola Técnica Agropecuária Municipal São Francisco de Assis, pelo Clube do Cavalo e pela Prefeitura Municipal de Colina.
A Fazenda Colina foi vendida para o Estado em 1940 pelo Dr. Lamounier de Andrade e D. Mariana Dias de Andrade (respectivamente, genro e filha de José Venâncio Dias).


Coudelaria Paulista

Coudelaria Paulista - fevereiro de 1940 - http://www.igc.sp.gov.br/
Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo

Vista Geral da Cidade - fevereiro/40


Capitão Bella Wodianner, de origem alemã, foi nomeado pelo Governo do Estado para construir a Coudelaria Paulista em 1937

Cocheira dos garanhões em construção




 A colônia da Fazenda do Governo em construção 
- foto de Maria Carolina Buzzulini



Amostra da tropa da Coudelaria - 1940. Nesta foto, fornecida pelo Dantinho Guarnieri, consta esta anotação dos participantes:



1938 - Primeira Exposição de Animais foi montada na área em frente à primeira casa localizada na estrada que ia de Colina à Coudelaria Paulista

 Expo Colina 1938 -esq./dir.Celço J. Franco,Gabriel j. Franco, Gabriel D.J.Franco,Rosa j. Franco e Sebastiào J.Franco

MEU PAI LOLÔ JUNQUEIRA COM 10 ANOS NA EXPOSIÇÃO DE COLINA EM 1938 MONTADO NO CAVALO ARMISTÍCIO JUNTO COM SEU TIO CELSO JUNQUEIRA FRANCO NO CAVALO BRONZE.


Paulo Vieira Lavrador

Domingos Trabaquim - Fazenda Colina


Miguel Saad‎ publicou na Página ESTRADA DE FERRO COLINA(SP) A JABORANDÍ
11 de abril/2018
Cia.Paulista em Colina - Ano 1937 - A ferrovia participava do desenvolvimento da cidade, transportando cavalos de raça em vagões gaiola entre as cidades da região e vindos de São Paulo. Naquele ano foi construída a Coudelaria Paulista em alusão a ferrovia, que dispunha de cocheira e picadeiro para treinamento de animais.






Francisco Tomaz Ferreira (Chico Peão). Nasceu em Colina em 19/11/1917. Em 1968 ingressou no serviço público na Coudelaria Paulista


O cavaleiro Sidney Ferreira da Costa (Nilso), avô do Guilherme Dalpim, 
que enviou a foto... na Fazenda do Governo...



 Zé do Polo e a égua Meia Lua


João Mendes da Silva - convidado pelo Cel. Luciano de Mello Nogueira, mudou-se de Bebedouro com sua família para a Vila Colina. Construiu a primeira caixa d'água de Colina e, na mesma fazenda,  construiu o famoso Burrinho, para captação e bombeamento de água

Represa do Burrinho - Fazenda do Governo





Açude da Fazenda do Governo


Cocheira dos Garanhões







 Cocheira dos Potros

Cocheira das Éguas

Salão de Eventos


 fotos tiradas por baixo, de dentro do Salão de Eventos! Meu pai, Vavá, comentava que foram carpinteiros húngaros que montaram, com tábuas sobrepostas, sem pregos! E isso foi depois que a montagem de ferro caiu - Luiz Henrique Webber, que nos enviou as fotos.



Hospedaria

 a Hospedaria em contrução - 1946 
- foto de Maria Carolina Buzzulini com a dedicatória abaixo, de Bruno Buzzulini

Vavá e Olympia foram os responsáveis pela Hospedaria por muitos anos



Dr. Leão, Dorival (Vavá) Webber, Olimpia, Dr. Perdigão, Renata Webber, Yeda (irmã do Dr. Perdigão) e Gaspar, na Hospedaria da Fazenda do Governo...

Rosane Paro Webber Cauduro: D.Hilza, papai (Vavá), mamãe (D. Olympia), Luiz Henrique, Melissa, Renata, eu, Dr.Leão, Priscila









Escritório da Fazenda





Paiol



Paiol, serraria e marcenaria




serraria e marcenaria


antigo açougue




antiga escola





 Fotos Gentilmente Cedidas por D. Antonieta Coleto Delistoianov de seus alunos da Fazenda Coudelaria Paulista ... via Renata Webber





colônia Fazenda do Governo

colônia Fazenda do Governo

colônia Fazenda Colina












cavalo bretão

 Revista Tudo de Bom




 Fotos publicadas no Panoramio do Google Earth

 verso da foto abaixo


Esta postagem tem fotos cedidas por Antonio Sérgio Torquato (de sua autoria), por Vitória Catani e Estudio Mix (Mazim), publicadas no ORKUT no link:
Colina.SP fotos




Avanço nas pesquisas despertam a atenção de estudantes

  Pólo de Colina vai sediar evento em comemoração aos 10 anos da APTA
Avanço nas pesquisas despertam a atenção de estudantes brasileiros e estrangeiros, que buscam conhecimento no Pólo colinense
  A APTAAgência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios completa 10 anos neste ano e como Colina sedia um dos 15 pólos implantados no Estado, o Departamento que coordena os Pólos Regionais fará um evento comemorativo no próximo dia 20, aqui no município, com a participação de todos os Institutos de Pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Em entrevista, o diretor e pesquisador do Pólo de Colina, Flávio Dutra de Resende, conta que a descentralização, com a criação dos Pólos Regionais, contribuiu bastante para a evolução das pesquisas, principalmente na Unidade de Colina que conta atualmente com 13 pesquisadores, a maioria com título de doutor obtido nas mais renomadas universidades brasileiras.
“Antes da criação da APTA, o Pólo Regional da Alta Mogiana trabalhava somente com pesquisa na área de equídeos, bovinos de leite e corte. Com a criação da APTA Regional, Colina recebeu mais 10 pesquisadores e as ações se diversificaram. Atualmente trabalhamos nas áreas animal (equídeos, bovinos de leite e corte) e vegetal (fruticultura, citros, seringueira, cana-de-açúcar e grãos: milho, sorgo, soja, amendoim e feijão); todas desenvolvem pesquisas de ponta com contribuições importantes para o setor do agronegócio regional, estadual e brasileiro”, explicou Resende.
PESQUISAS GANHAM DESTAQUE
Todas as pesquisas desenvolvidas no Pólo de Colina são importantes, mas algumas estão com maior visibilidade no setor produtivo, como é o caso do projeto de produção de leite a pasto. “Através das pesquisas queremos demonstrar a viabilidade de produzir leite a pasto e com qualidade. O leite produzido aqui é considerado o melhor da região norte do Estado”, comentou.
Na Unidade de Pesquisa de Colina também são desenvolvidos os projetos de citricultura, bovino de corte e de equídeos. “Como Colina é conhecida como Capital Nacional do Cavalo estamos contribuindo para o setor. Somos o único fornecedor de cavalos da raça Brasileira de Hipismo para o policiamento da capital e interior. O animal é fruto de um projeto de melhoramento da raça e da adoção de práticas de bem estar animal, conforme matéria veiculada recentemente na Rede Globo”. Acrescentou, “em Colina, no ano passado, nasceu o primeiro jumento oriundo de sêmen congelado, tecnologia inédita no mundo e que possibilitará maior intercâmbio entre os diversos criadores do país. Também estamos testando novos materiais mais produtivos e resistentes à pragas e doenças de seringueira”.
ESTÁGIÁRIOS LEVAM CONHECIMENTO PARA O MUNDO
Outra importante contribuição do Pólo e a propagação de conhecimento através dos estágios que disponibiliza para estudantes de todas as partes do país e do mundo. “Tivemos recentemente na Unidade de Pesquisa alunos da Holanda, Portugal, Inglaterra e das mais diferentes localidades do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o norte e nordeste. A vinda destes estudantes, para receberem treinamento aqui, é prova do avanço tecnológico que a Unidade de Pesquisa teve com a criação da APTA em 2002”. Ressaltou, “nossos projetos de pesquisa são conhecidos no meio científico, prova disso é o grande intercâmbio existente entre nós e as diversas instituições nacionais e internacionais”.
Em 2011, o Pólo conseguiu um projeto inédito junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, através do CNPq, com concessão de 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr). “Após o projeto de seleção na Escola Agropecuária, as bolsas são concedidas aos melhores alunos, que têm o primeiro contato com a pesquisa e uma oportunidade ímpar para serem os futuros pesquisadores do Brasil. O projeto é inédito e neste ano estamos indo para a 2ª turma com mais 20 bolsas”.
A Fazenda do Estado, onde a APTA funciona, tem uma área total de 1.000 alqueires, dos quais 20% são utilizados pela Escola Agropecuária e o Recinto da Festa do Cavalo. Do restante, 30% se destina a reserva legal e aproximadamente 8% como área de preservação permanente (APP), 420 alqueires (42%) são utilizados no plantio de culturas e criação de animais utilizados no desenvolvimento dos diversos projetos de pesquisa. “Para nos adequarmos a legislação ambiental, em parceria com o DER, em 2011, foram plantadas 140 mil árvores nativas na Unidade, o que possibilitou recuperar 100% da APP e ampliar a reserva legal”, explicou Resende.
O Pólo também tem conseguido aprovar projetos nas mais diferentes agências de fomento do país. Para Colina, ter uma unidade da APTA, é prova de que as pesquisas realizadas aqui, além de se tornarem conhecidas no meio científico, tem contribuído para o avanço do agronegócio brasileiro.
Postado em 07/04/2012 na edição on line dO Colinense





Layout da nova portaria da Fazenda do Governo, que vai manter a foto do cavalo anglo árabe Jango, um dos garanhões de destaque do plantel na década de 70.

 Fazenda do Governo terá novo portal
Depois do acidente em que caminhão que transportava gado derrubou parte do pórtico da Fazenda do Governo, o local ficou órfão e perdeu aquela beleza singular que era retratada como um dos cartões postais de Colina.
Conhecedor desta perda de identidade o diretor do atual Polo Regional da Alta Mogiana-Colina, Flávio Dutra de Resende, reivindicou insistentemente a reconstrução da portaria e depois das etapas burocráticas à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura, deliberou pela construção da nova entrada.
A empresa colinense Construmat, que foi a vencedora da licitação com o valor de 144 mil reais, já deu início às obras que estarão concluídas no final de dezembro.
O diretor explicou que o projeto é assinado pela arquiteta Raquel Brait, mas seguiu as orientações da equipe do Polo Regional que procurou preservar o conceito arquitetônico presente nas construções da fazenda.
“Queremos resgatar a beleza e o encanto que a portaria da Fazenda sempre representou. Não apenas como um cartão postal dos colinenses, mas também pela importância em sediar este conceituado polo de tecnologia que é referência em todo país”, destacou o diretor Flávio.

O diretor do Polo Regional, Flávio Resende e o engenheiro proprietário da Construmat, Licínio Teixeira, acompanham as obras da nova portaria.






Lembram daquele cavalo lindo que estampava a entrada da Fazenda do Governo? Ele se chamava Jango e meu pai sempre desfilava montado nele nos desfiles que tinha na cidade. E hoje, fuçando nos arquivos aqui do PC, achei esta foto e pensei que seria legal postar (Luiza Quiarelli, postado no Grupo Resgate da Memória de Colina no Facebook).


Legenda: A produção revolucionária do Boi 7.7.7 da Apta/Colina estará em destaque no dia 15 de agosto/2018. via Felici O Colinense

FAZENDA DO GOVERNO
Boi 7.7.7 é destaque em evento da Apta
O Polo Regional de Colina da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) realiza no próximo dia 15 de agosto a 2ª edição do “BeefDay” – Ciência a favor do Campo” quando será apresentado o conceito do Boi 7.7.7 desenvolvido aqui em Colina. O diretor da Apta, Flávio Dutra Resende, informou que são esperados mais de mil pessoas de diversos estados brasileiros. Segundo ele, o objetivo do evento é transferir conhecimento para uma pecuária rentável e eficiente. O método revolucionário de produção, que vem despertando a atenção de pecuaristas no Brasil e exterior, faz com que o boi alcance 7 arrobas na desmama, 7 na recria e outras 7 na engorda em um período de dois anos.


Outras postagens sobre 
a Fazenda do Governo (clique):

Tião Prega Fogo - por Renata Paro

Amigos da Coudelaria por Claromides Boca
Fazenda do Governo por Marcelo de Sá
Fazenda do Governo e Fazenda Colina por Renata Paro
Fazenda do Governo e o 
Regimento de Cavalaria 9 de julho
Fazenda do Governo - Salão de eventos
Fazenda do Governo - colonia

2 comentários:

  1. Vivi nessa Fazenda muito antes de ter a represa. Acompanhei o começo da Represa e Dr Francisco Abott Perdigão Medico Veterinario foi o destaque pra o Crescimento da Fazenda. O casal Vava e Olimpya foram os grandes Recepicionistas de muitas Historias. Muitos vinham e iam deixando saudades e levando sabedoria pelo aprendizado que ali recebiam. Quem viveu sabe.

    ResponderExcluir
  2. A Fazenda é MARAVILHOSA, da pra sentir o cheiro de história...Só acho que falta dinheiro do governo para reformas, voltar os cavalos Negrão, eventos para atrair público

    ResponderExcluir