sexta-feira, 20 de maio de 2011

Colinenses nº 37 - Interior com maiúscula - Crônica do Emb. Renato Prado Guimarães



Interior com maiúscula


Noto no que escrevi acima que sempre grafo Capital com maiúscula e interior com minúscula. Não me parece correto, justo, nem compatível com a importância do que cada vocábulo define. Pensei em ir às gramáticas, a fim de apurar as razões da assimetria, mas a meio caminho resolvi, por  impulso, sem mais: doravante o interior será Interior!      



Interior com maiúscula, no começo e no meio da frase, onde estiver, como merece a realidade que exprime - magna, superior, ou pelo menos igual. 



À D. Pedro I, ao receber a carta de D. Leopoldina, às margens do Ipiranga, proclamo, de meu teclado da Microsoft, gasto mas fiel:



Interior ou Interior!


SOBRE O AUTOR:

Renato Prado Guimarães nasceu em Colina, Estado de São Paulo.
Começou a carreira profissional como jornalista, nas “Folhas” e no “O Estado de S. Paulo”; paralelamente, formou-se na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco.Diplomata desde 1963, foi Secretário de Embaixada em Bruxelas e Bogotá, Chefe do Escritório Comercial do Brasil nos EUA, Cônsul Geral ad interim em Nova York, Ministro-Conselheiro na Embaixada em Washington e Encarregado de Negócios junto aos EUA, ad ínterim.Promovido a
Embaixador em 1987, exerceu aquela função na Venezuela, no Uruguai e na Austrália (cumulativamente, também na Nova Zelândia e em Papua-Nova Guiné). Foi igualmente Cônsul-Geral do Brasil em Frankfurt, na Alemanha, e em Tóquio, no Japão.
No Brasil, foi Chefe da Divisão de Programas de Promoção Comercial, porta-voz do Itamaraty na gestão Olavo Setúbal e Chefe do Gabinete do Ministro Abreu Sodré; fora de Brasília, foi Chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo – ERESP, que instalou.Aposentou-se em abril de 2.008. Reside atualmente em Colina, sua terra natal, interior de São Paulo, Brasil.
É o autor de “Crônicas do Inesperado”, lançado em outubro de 2.009.


Para contatos, usar o endereço de e-mail rpguimar@gmail.com
Aberto às suas opiniões, sugestões, etc... 

para saber mais sobre o autor, por favor, acesse os links:
http://colinaspaulo.blogspot.com.br/2012/04/renato-prato-guimaraes-autor-colinense.html

ou seu blog: http://www.ccbf.info/blog