quinta-feira, 16 de agosto de 2018

A colônia japonesa de Colina


Os Ivamoto, os Tanioku, os Kanda, os Ikuma, os Abe, os Uzuba, os Mizuta (Miyasaka), os Shuhama, os Harigaya (Mandaguary, Cristina Harigaya), os Sasaki (D. Maria e Sr Osvaldo (Kimie e Kenji, da quitanda da Rua Alfredo Simões de Campos - Maira Sasaki)






Marina Ivamoto Minha avó paterna é a de casaco claro e blusa preta.

Marcos Aurelio Abe Tio Mario Abe...olha a Bachan sentada da esquerda para a direita!

Ana Sueli Ivamotto Kanda Era Poetisa também.As poesias eram publicadas num jornal impresso em São Paulo.

Gerenciar


Responder8 sem

Ana Sueli Ivamotto Kanda Cujo nome era Jornal Shimbum

Gerenciar


Responder8 sem

Ana Sueli Ivamotto Kanda Eu achava a Obatian muito elegante.Tinha um físico esbelto

Gerenciar


Responder8 sem

Ana Sueli Ivamotto Kanda Naquela época já sabia da importância de se fazer atividade física

Gerenciar


Responder8 sem




Ana Sueli Ivamotto Kanda À equerda sentado ė o Meu sogro Akira Kanda. Em pé ao lado dele são:as minhas tias por parte do meu marido (Francisco Kanda),a Mãe da Luiza Kanda,ao lado a mãe do Luiz Kanda ( in memoriam)


Marina Ivamoto Acho que a sra sentada é minha tia , irmã de meu pai.

Os Ikuma:

Os Ikuma: nesta foto são os pais do Hideo. Ele é o garotinho no colo da mãe.



Helia Marta Filomeno Ikuma: nesta foto do reconheço a segunda mulher que é vó do Hideo (Koharu Ikuma), ao lado o pai Kaoru e no colo eu não sei. Creio que foi tirada logo após chegarem do Japão porque meu sogro veio com 8 anos.


 Hélia Marta Filomeno Ikuma: avós e pai e tios do Hideo. O pai era mais velho e se lembrava com tristeza da bomba de Hiroshima. Todos nasceram no Japão.


família da Dona Margarida Ikuma ( mãe da Marie Ikuma) . Ao lado dela seu filho mais velho Mário Ikuma , sua esposa e filhos.
é a família do Hideo. O pai era bem jovem. De terno preto com um flor na lapela. Era solteiro ainda

Hideo Ikuma e Cecilia Midori



Os Mizuta (Miyasaka)

Maria Carolina Buzzulini: SAUDADES ...EM PÉ MEU AVÔ ALFREDO MALPELLI, SENTADA COM VESTIDO XADREZ ESPOSA DE ALFREDO MALPELLI , MINHA AVÓ. EM PÉ COM UMA CRIANÇA , JÚLIA , MINHA MADRINHA.
Maria Dalila Prado Silveira: meu pai João Silveira, minha mãe, Eufrasia Prado Silveira e meu irmão José Lázaro Prado Silveira




Casamento de Chioko e Chuji Abe.

Esse casório não aconteceu em Colina, mas o casal viveu, criou os filhos e faleceu aqui (infelizmente ele faleceu muito jovem, mas ela chegou quase aos 100). E dessa união nasceram vários colinenses como Paulo Abe, Valter Abe, Mario Abe, Mauro, Maria, Hideo, Jorge, entre outros... que deram continuidade à linhagem, como Roberta Spechoto, André Abe, Olga, Marina e Elza, Carla, dentre muitos cidadãos colinenses. (Nel Buzzulini)


Os Sasaki:

D. Maria e Sr. Osvaldo Sasaki (Kimie e Kenji)


Julia, D. Maria, Sr. Osvaldo e Shody (Carlucio)


Shody, D. Maria, Maira Sasaki, Sr. Osvaldo e Angelo na quitanda da Rua Alfredo Simões de Campos.


Marina Ivamoto O sr Jacomo Otsuki e dona Maria cujos prenomes verdadeiros nao sei, nso tinham filhos. O sr Usuba cuidava deles mas como se fossem seis pais. Nao sei se os Otsuki adotaram o Usuba qdo criança ou se o Sr Raul os adotou.

João Pedro Rodrigues Colina SP o sr Raul era ou é pai do Mario Uzuba, amigo de infância. Fazia o melhor sorvete de limão e abacaxi que já tomei

Hélia Marta Filomeno Ikuma Colina SP aquele dia que escrevi sobre as saudades do pedaço da Rua 7, eu coloquei o sorvete do Lauro. E era do Sr Raul Uzuba! E tempos atrás para chegar a conclusão de alguns fatos sobre o bar, foi falado do Sr Raul Uzuba.

Diva Maria Dechen J. Franco O sr Jacomo vendia verduras numa carroça. Passava nas casas todo dia. Todo mundo o conhecia. Já era idoso quando eu era menina. aS PESSOAS MAIS VELHAS DESCENDENTES DOS JAPONESES COLINENSES DEVEM SABER. é BOM PEGAR sobrenomes na lista telefônica (ou pesquisar no cemitério). Fiz isso com os alunos procurando sobrenomes italianos quando passou a novela TERRA NOSTRA. E já que estamos em clima de Copa, seria interessante fazer um projetinho com os alunos pra saber os países de origem dos antepassados dos colinenses de hoje.

Ana Sueli Ivamotto Kanda Na Fazenda Mandaguari tinha a família Harigaia

Luiz Paulo Dos Reis Este Sr. Jacomo não conheci. No meu tempo de menino o verdureiro era Sr. Zé MONTEIRO. Usava carroça de pneus devido lei municipal q obrigava por causa das lajotas. O bebedouro de água dos animais era no centro da R. Angelo Martins Tristão, na esquina da Casa Brasil (do Sr. Antonio Daher). Continua!



Cristina Harigaya VC conheceu minha familia ?
Gerenciar

 Mario Abe Eu era pequeno ai em Colina quando eles mudaram para Goioerê no PR. Minha mae Tiyoco Abe e meu irmao Hideo Abe conheciam o Mikio Harigaia la do Mandaguari e eu fui uma vez la quando pequeno.


Colina SP Cristina Harigaya tua família é mencionada aqui...

Gerenciar


Responder6 sem

Colina SP Hélia Marta Filomeno Ikuma olha aí a Cristina Harigaya... cuja família era de Colina...

Gerenciar


Responder6 sem

Cristina Harigaya Sim...nasci aí.... Será que alguem tem fotos da casa onde morávamos

Gerenciar


Responder6 sem

Hélia Marta Filomeno Ikuma Cristina Harigaya onde vc morava? Eu não me lembro de vc
Gerenciar


Responder6 sem

Cristina Harigaya Hélia Marta Filomeno Ikuma morávamos na fazenda Mandaguari se não me engano....mudamos para o Paraná qdo eu era criança... Tenho poucas lembranças daí

Gerenciar


Responder6 sem

Colina SP Cristina Harigaya infelizmente, não temos fotos da Mandaguari...

Gerenciar


Responder6 sem

Hélia Marta Filomeno Ikuma Cristina Harigaya meus avós e meus pais moravam na Fda Mandaguari. Mas, infelizmente não podemos mais saber devido aos falecimentos.
Gerenciar


Responder6 sem

Colina SP Cristina Harigaya você consegue reconhecer alguém das foto


Maria Ignez Jardim A Sakiko e o Shiguero são irmãos da Rosa, viúva do Alexandre Reis . Eles também aportuguesaram os nomes. A Sakiko agora é Regina

Gerenciar


Responder8 sem

Luiz Paulo Dos Reis A minha cunhada ROSA é Kayoko Reis
João Pedro Rodrigues Os Izumi moravam em uma Fazenda perto de um rio ( acho q era o rio Pardo ) e alugavam parte da casa dos meus pais para os filhos estudarem em Colina. Lembro da Tieko, do João , da Mitico e do Shiguero

Um comentário: