terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Retratos de Colina, uma imagem, uma frase ou um poema (ou uma legenda) - Desafio 5


Em janeiro/2016, promovemos um desafio através da Página Colina SP do Facebook, com as seguintes regras: 

Regras: publicar apenas uma foto por dia (durante 3 dias), com legenda (local, data (se possível) e uma frase ou poema que descreva a foto ou seu sentimento ao tirá-la. Desafiar apenas uma outra pessoa por vez. As limitações são para que todos possamos aproveitar todas as fotos dos participantes, senão a coisa toda vai assumir proporções tão grandes que a gente não vai conseguir usufruir... As fotos devem ser publicadas no seu próprio perfil com a hashtag do desafio: #retratosdecolinasp


Primeiro, abrimos a sugestões para o nome do desafio. A Marcela Jorge Drubi sugeriu Retratos de Colina e o Valdemar Vello complementou: uma imagem, uma frase (ou um poema) e as demais foram incluídas como sugestões para fotos. No decorrer do desafio, as pessoas colocaram também legendas nas fotos, o que levou o Valdemar Vello a escrever numa das fotos: "Um achado que se revelou nesse desafio foi o resgate do texto. Da palavra escrita! União perfeita de imagem e depoimento. Belezura pura".

Realmente, o desafio trouxe muitas e ótimas surpresas, tanto nos textos como nas fotos. Revelações. Fotos inéditas. Personagens e personalidades da cidade. A adesão também é grande (o desafio ainda está correndo). 

Vamos publicar aqui, mais ou menos pela ordem em que o desafio começou e se propagou. A primeira foto/poema foi publicada no Facebook em 29/janeiro/2016. 

JOSÉ CARLOS HIGINIO:

Fui desafiado pelo meu cunhado Beto Lima e vou tentar cumprir o desafio...Vou começar por este lugar em especial...COLINA tem pra mim muitos lugares marcantes,más esse é um dos mais importante...A Estação...Aqui muitas emoções foram vividas sobre idas e vindas...Quantas lágrimas foram derramadas...Quantos Abraços de despedidas e outros de chegadas ...Muitos Colinenses tem como última lembrança esse lugar como ponto de partida para um mundo melhor ou de sonhos, Más dúvido se algum deles conseguem ou consiguiram esquecer da nossa terrinha...TRAGO EM MIM A SAUDADE DO DRAMÁTICO DIA EM QUE TIVE QUE TE DIZER ADEUS !


Vamos ao segundo dia do desafio RETRATOS DE COLINA...Conforme fui desafiado pelo cunhado Beto Lima,vamos falar da IGREJA MATRIZ e da PRAÇA DONA INÁCIA JUNQUEIRA DE TOLEDO...Eu e meu avô JOSÉ HIGINIO DE OLIVEIRA, fizemos caminhos contrários...Eu saí de Colina para me radicar no Rio de janeiro,e o meu avô saiu do Rio para trabalhar na construção da nossa IGREJA MATRIZ, essa mesma da foto(pena que não sei onde foi parar uma foto da construção dessa igreja,onde ele é outros operários aparecem trabalhando no telhado colocando as primeiras telhas) daí em diante trabalhou também na construção do CINE TEATRO COLINA e nessa cidade viveu até seus últimos dias...Agora sobre a praça,são muitas histórias pra contar...más vamos deixar isso pra lá kkkk...Vamos ficar apenas com as lembranças e a SAUDADE!










Vamos a terceira e última etapa do desafio RETRATOS DE COLINA...Feita pelo meu cunhado Beto Lima...Hoje vou falar de COMÉRCIOS,COMIDAS E CIDADÃOS COLINENSES...Será uma espécie de Memórias Colinense...Acho que acontece com todos os Colinenses, sentir saudades de coisas típicas de nossa cidade, como por exemplo os doces de amendoim vendidos na porta do Cinema pelo SrJoão,a pipoca do sr Ângelo na praça,os deliciosos sorvetes do Bar Marabá, do churrasco do Batata, do inesquecível doce de leite da Dona Rosa esposa do sr Salvador Palmeire,como esquecer o famoso pastel da Dona Helena,mãe do Nego Marin,do Delicioso sanduíche de carne do Bar do Ernestão,Da linguiça fina de porco do frigorífico, do saboroso torresmo dos Meira,culinária peculiar de Colina, onde não se come nada parecido dessas iguarias em nenhum lugar do mundo...Saudades dessas delícias que infelizmente não existe mais...Quem se lembra do Bar do Baco,Bar do Virú,Bar do Nego,Bar do Luiz,Bar das Loiras,Bar do Belotti,Bar do China, Bar Marabá,Bar do Roque em frente ao Grupão,e quem esquece da churrascaria fomoso point dos jovens de Colina...Lembranças também do Armazém do Chico Tornelli, Da casa São Nicolau, Armazém do Benait,Armazém da Dona Naime,Do armazém da Casa Brasil,Armazém do Ibrahim,da Relojoaria do sr Esdemo, Do centro Telefônico, do Foto Froner, da Padaria do sr Atilio Paro...nossaaa quantas lembranças,Quem se lembra da barraquinha do sr Agostinho ao lado do Hotel, Da barraquinha do Mirche Pedro onde tinha o ponto da Jardineira do Vitório, Como esquecer tudo isso? sem contar a barbearia do Ataide, Do Diogo Tintureiro e por aí vai kkkk...Lembro de três acontecimentos que comoveu toda a Cidade,que foram as mortes de três jovens em diferentes datas que foram a morte de Salustiano(Salu)Deborah Paro e Katia Tornelli...Essa é a Colina de muitas recordações...De momentos alegres e tristes...ESTA É A NOSSA TERRA...ESTA É A HISTÓRIA QUE TENHO PARA CONTAR...Espero que eu tenha cumprido o desafio!

Errata: 
- confundi Bar do China com Bar do Lauro...Tinha também o Bar do Careca, Baiuca o Bar do Chico é que não estou lembrando!
- O pipoqueiro era o sr Agnelo...e não Ângelo como saiu kkkk















ZEZÉ PARO FORTE:

Atendendo ao desafio do Nestor e considerando que minha publicação de ontem já pode ser considerada à primeira foto, republico:
Memórias de Colina: ideia muito interessante e feliz. Quero prestar uma homenagem a meu pai - João Paro (Piquira), prefeito de Colina de 1960 a 1963 - e a meu avô - António Paro - postando a foto da inauguração da Prefeitura de Colina, por ocasião da mudança da Av. Cel. José Venâncio para o imóvel onde, hoje, funciona a Secretaria da Educação.
Na ocasião, meu pai quis prestar uma homenagem a seu pai.

Segundo dia do desafio. Mais uma foto da administração João Paro (Piquira), 1960 a 1963: inauguração da Ponte sobre o Córrego Venâncio Dias, na estrada Colina a Monte Azul.Políticos da região, meu pai (João Paro). Identifico também o Sr. Juvenal Abdalla (Nego Salomao), Sr. Dego, Aimar Paro. Foi uma grande conquista, evitando interrupção da estrada por alagamento.

No 3o dia do desafio, presto uma homenagem ao casal Nestor de Oliveira Filho e Zenaide Paro Tônus de Oliveira, colinenses que residem em Americana mas que mantêm um amor muito grande por nossa cidade, divulgando, ativamente, as atividades e fotos de Colina. Colaboram muito no resgate de nossa história e, sempre que podem, dão uma passada por aqui. Obrigada.




ANTONIO JOSÉ BRAIT:


Quantas histórias, quantas idas e vindas...

Parque Débora

Por varias anos, foi o meu caminho diário.



Foto extra

Zona rural de Colina


MAURÍLIO FRANCHIN JR.


Estação de Colina vista da ponte Alice Dias, em agosto de 1997.
Bela estação, muita saudade,
de quando eu chegava naquela cidade.

Agência do Banespa, em agosto de 1997, antes de ser comprado pelo atual Santander.
O velho "banco" da praça.


Ipê próximo à via férrea, em Colina-SP.
Foto de setembro de 2011, abrindo a Primavera.
IP fixo ou dinâmico,
Ipê amarelo e panorâmico.




Fotos extras do Maurílio (sem legenda)



JANE TORNELLI: 


Primeiro dia-"Desafio Retratos de Colina ". Minha homenagem vai p o meu pai ...Chico Tornelli ...homem público respeitado como político ( foi vereador e presidente da câmara por vários mandatos consecutivos ).Amava Colina e seus companheiros de luta por uma cidade melhor !!!!! Um exemplo de cidadão colinense.... Mto me orgulho de ser sua filha !!!!!






 
Segundo dia do desafio .....
(Retratos e Colina). Não poderia deixar de registrar aq como retrato de Colina ... A nossa Igreja Matriz !!!! São tantas histórias.... Ela faz parte da nossa vida : batizados ( nosso ,de nossos filhos , netos ), primeira comunhão , crisma , casamento... Enfim meu (nosso ) porto seguro nos bons e maus momentos. Obrigada pe Joé Roberto Santana , obrigada meu DEUS e obrigada minha Mãezinha do céu !!!!! 
🙏 🙏
 



Terceiro dia do desafio ....(Retratos de Colina ). Hj minha homenagem vai para um pequeno grande guerreiro: Moisés!!!!! Venceu a luta contra um câncer/ leucemia ....Só Q através dele quero prestar minha homenagem a todos os "colinenses Q sempre com um um coração gigante ,solidários , prontos a ajudar de uma maneira ou de outra as pessoas necessitadas.Foi um verdadeiro mutirão do bem p ajudar esse menino é sua família !!!!!COLINA ... Cidade CARINHO meu orgulho !!!!!!
💝💚💙💜💛💖💓




NEL BUZZ:

No 1º dia do desafio, posto uma foto não atual da Praça "Alfredo Malpelli" (praça que, em homenagem ao meu bisavô materno, patriarca da família Malpelli, leva carinhosamente o seu nome), com a Igreja Nossa Senhora Aparecida ao fundo. 
Ambos são mais conhecidos como Praça e Igrejinha do Patrimônio.

César Augusto Malpelli Salvi: Belíssima, foto, Ana. Marcou a melhor época da praça, quando ainda era ornamentada com os arbustos e vários canteiros de flores. Uma pena não estar mais dessa forma.

No 2º dia do desafio, publico os amigos e cunhados Afonso de Salvi (esquerda) e Otávio Buzzulini Filho, meu avô (direita).
Uma amizade duradoura, que veio desde a juventude e os seguiu até os tempos mais maduros... me lembro nitidamente das visitas constantes do Tio Afonso; havia dias em que eu aparecia na sala e estavam os dois cochilando no sofá, cada um no seu canto, mas não deixavam de se encontrar, isso sim é companheirismo! Ficavam tão a vontade um com o outro que não se intimidavam com as conversas e nem com o silêncio. Engraçado e bonito de se ver.
No 3º e último dia do desafio, posto uma foto de um Baile de Carnaval passado em Colina.
Nesta foto, reconheço duas queridas tias-avós, Lidia Buzzulini (sentada no banco, segunda da esquerda para a direita) e Aparecida Buzzulini (sentada no chão, a direita).
Gostaria da participação de todos para identificar mais pessoas na foto e para confirmar se esse baile foi realizado no antigo cinema, no Grêmio, ou onde quer que possa ter sido. Quem souber, por favor, me ajude. Vai ser divertido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário