sexta-feira, 20 de maio de 2011

Colinenses nº 47 - Artrose acrobática - Crônica do Emb. Renato Prado Guimarães



Artrose acrobática
Já em Frankfurt, repeti a capotagem, com minha Hercules há tanto acostumado, num atalho do Buga, felizmente que em baixa velocidade.
Intrigado pela reincidência num acidente inédito em minha longa existência ciclística, pensei, pensei e descobri a razão de minha tardia vocação à acrobacia repentina.
Artrose!
Ou, melhor, a assimetria dos efeitos da doença em cada uma das minhas mãos. A da direita, a mais atingida, puxa o freio com menos força e mais devagar para travar a roda traseira; a da esquerda, que aciona o freio da frente, tudo ao contrário.
Daí resulta, concluí, a frenagem mais rápida e intensa na roda dianteira – causa de minhas cambalhotas involuntárias. Na Hércules favorita, acabei graduando os freios, ali no arame mesmo,  de maneira que respondessem a minhas mãos de maneira diferenciada, compensando-se a pressão sobre as alavancas, no guidon, para o acionamento das sapatas da frente e de trás.
Não caí depois disso.
Da bicicleta, claro.

SOBRE O AUTOR:


Renato Prado Guimarães nasceu em Colina, Estado de São Paulo.
Começou a carreira profissional como jornalista, nas “Folhas” e no “O Estado de S. Paulo”; paralelamente, formou-se na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco.Diplomata desde 1963, foi Secretário de Embaixada em Bruxelas e Bogotá, Chefe do Escritório Comercial do Brasil nos EUA, Cônsul Geral ad interim em Nova York, Ministro-Conselheiro na Embaixada em Washington e Encarregado de Negócios junto aos EUA, ad ínterim.Promovido a
Embaixador em 1987, exerceu aquela função na Venezuela, no Uruguai e na Austrália (cumulativamente, também na Nova Zelândia e em Papua-Nova Guiné). Foi igualmente Cônsul-Geral do Brasil em Frankfurt, na Alemanha, e em Tóquio, no Japão.
No Brasil, foi Chefe da Divisão de Programas de Promoção Comercial, porta-voz do Itamaraty na gestão Olavo Setúbal e Chefe do Gabinete do Ministro Abreu Sodré; fora de Brasília, foi Chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo – ERESP, que instalou.Aposentou-se em abril de 2.008. Reside atualmente em Colina, sua terra natal, interior de São Paulo, Brasil.

É o autor de “Crônicas do Inesperado”, lançado em outubro de 2.009.


Para contatos, usar o endereço de e-mail rpguimar@gmail.com
Aberto às suas opiniões, sugestões, etc... 

para saber mais sobre o autor, por favor, acesse os links:
http://colinaspaulo.blogspot.com.br/2012/04/renato-prato-guimaraes-autor-colinense.html

ou seu blog: http://www.ccbf.info/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário