sexta-feira, 20 de maio de 2011

Colinenses nº 51 - Sons sensatos - Crônica do Emb. Renato Prado Guimarães


Sons sensatos

                      Tenho notado que os sons da cidade já não incomodam tanto, salvo exceções ainda impertinentes. Os arautos modernos resolveram moderar seus volumes? Os anunciantes se deram conta dos inconvenientes da gritaria estrondosa? Alguém mais importante do que “O Colinense” e este escriba também se sentiu incomodado?

                      Há outras explicações possíveis, claro: 1) não ouço tão alto porque estou ficando mais surdo ainda; 2) estou me acostumando à barulheira e já não a noto tão estridente; 3) a barullheira vinha mais é da propaganda eleitoral; 4) os anúncios minguaram depois da temporada natalina; 5) chegou o decibelímetro.

                      Como quer que seja, saúdo com satisfação e alívio a sonoridade moderada e mais sensata de Colina, como exige a cidade tranquila e amena que todos queremos ter e desfrutar.


SOBRE O AUTOR:

Renato Prado Guimarães nasceu em Colina, Estado de São Paulo.
Começou a carreira profissional como jornalista, nas “Folhas” e no “O Estado de S. Paulo”; paralelamente, formou-se na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco.Diplomata desde 1963, foi Secretário de Embaixada em Bruxelas e Bogotá, Chefe do Escritório Comercial do Brasil nos EUA, Cônsul Geral ad interim em Nova York, Ministro-Conselheiro na Embaixada em Washington e Encarregado de Negócios junto aos EUA, ad ínterim.Promovido a
Embaixador em 1987, exerceu aquela função na Venezuela, no Uruguai e na Austrália (cumulativamente, também na Nova Zelândia e em Papua-Nova Guiné). Foi igualmente Cônsul-Geral do Brasil em Frankfurt, na Alemanha, e em Tóquio, no Japão.
No Brasil, foi Chefe da Divisão de Programas de Promoção Comercial, porta-voz do Itamaraty na gestão Olavo Setúbal e Chefe do Gabinete do Ministro Abreu Sodré; fora de Brasília, foi Chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo – ERESP, que instalou.Aposentou-se em abril de 2.008. Reside atualmente em Colina, sua terra natal, interior de São Paulo, Brasil.



É o autor de “Crônicas do Inesperado”, lançado em outubro de 2.009









Para contatos, usar o endereço de e-mail rpguimar@gmail.com
Aberto às suas opiniões, sugestões, etc...

para saber mais sobre o autor, por favor, acesse os links:
http://colinaspaulo.blogspot.com.br/2012/04/renato-prato-guimaraes-autor-colinense.html

ou seu blog: http://www.ccbf.info/blog

Um comentário:

  1. Adoro ir em Colina, o amanhecer ai é tranquilo, faz um bem para alma saudades da terrinha !!!!!

    ResponderExcluir