sexta-feira, 29 de junho de 2018

José Carlos Higinio, um talentoso colinense da gema



Meus queridos Pais...Sr Euclides e Dona Benedita...mas hoje em especial venho prestar uma homenagem póstuma a esta mulher que foi um exemplo de mãe...uma guerreira e batalhadora...mulher que na sua simplicidade soube nos educar e dar a nós seus filhos,seu amor e seu carinho,muitas vezes de uma forma discreta...soube ser dura quando necessário, mas tudo com muito amor...fez com que nós respeitássemos a todos principalmente os mais velhos...Não permitia sequer um palavrão dentro de casa...Não tivemos nenhum tipo de luxo éramos muito simples mas sua educação fez de mim e a todos meus irmãos pessoas de bom caráter e cidadãos de bem...agradeço a você Minha mãe...por tudo...pelo carinho pela dedicação e por ter nos dado tanto exemplo de humildade honestidade e simplicidade...onde você estiver receba o meu carinho o meu amor e meu muito obrigado por tudo...Um grande beijo...Te Amo!

De repente me deu uma saudade e uma vontade de falar dos meus Pais...São eles Euclides de Oliveira e Benedita costa de Oliveira,essa foto provavelmente tem 60 Anos,porque eu ainda nem era nascido...Costumo dizer que essa foto é uma relíquia familiar (já que temos pouquíssimas fotos para recordar)Sou o terceiro de uma família de nove irmãos,sendo que dois faleceram ainda criança...Hoje somos em sete...Esse da foto com meus Pais e o mais velho se chama Antonio Carlos,A menina ao lado é uma prima...Tenho muito orgulho de ter nascido de uma família simples porém,de muita educação,meu Pai pedreiro,minha Mãe dona de casa que lavava roupas para ajudar nas despesas da casa...Era uma vida simples sem luxo algum,mas éramos muito felizes...minha Mãe sempre durona não permitia um palavrão sequer dentro ou fora de casa, nos ensinava a nos comportar com educação em qualquer lugar que fossemos... Fomos bem criados por Pais simples que souberam nos dar educação, sei que meus irmãos também sentem agradecidos por essa criação... Isso é apenas uma singela homenagem ao nossos saudosos Pais...Portanto agradeço em meu nome e de todos meus irmãos (Antonio Carlos, eu José Carlos, Carlos Euclides,Paulo Francisco ,Carlos Alberto,Claudia e Luciana, O NOSSO MUITO OBRIGADO ONDE QUER QUE ESTEJAM! 
Segue abaixo a única foto de nós ainda criança...tá faltando Claudia e Luciana porque na época elas ainda não eram nascidas...HOJE VIM FALAR DE SAUDADES!

Grande encontro depois de 48 anos, depois de muitas lutas e batalhas juntos novamente para recordar o passado e celebrar o presente e com muita esperança no futuro !



um colinense na Culinária...
Ano passado (2013) o jornal O Extra,que é o jornal de maior circulação no Rio,fez uma reportagem sobre culinária e gastronomia...e fizemos parte dessa matéria...a revista saiu no encarte do jornal...vejam a matéria!




 

 




 

 

 

 

 

 


Desafio Retratos de Colina

Fui desafiado pelo meu cunhado Beto Lima e vou tentar cumprir o desafio...Vou começar por este lugar em especial...COLINA tem pra mim muitos lugares marcantes,más esse é um dos mais importante...A Estação... Aqui muitas emoções foram vividas sobre idas e vindas... Quantas lágrimas foram derramadas... Quantos Abraços de despedidas e outros de chegadas ... Muitos Colinenses tem como última lembrança esse lugar como ponto de partida para um mundo melhor ou de sonhos, mas duvido se algum deles consegue ou conseguiram esquecer da nossa terrinha... TRAGO EM MIM A SAUDADE DO DRAMÁTICO DIA EM QUE TIVE QUE TE DIZER ADEUS !

Vamos ao segundo dia do desafio RETRATOS DE COLINA...Conforme fui desafiado pelo cunhado Beto Lima,vamos falar da IGREJA MATRIZ e da PRAÇA DONA INÁCIA JUNQUEIRA DE TOLEDO...Eu e meu avô JOSÉ HIGINIO DE OLIVEIRA, fizemos caminhos contrários... Eu saí de Colina para me radicar no Rio de janeiro
e o meu avô saiu do Rio para trabalhar na construção da nossa IGREJA MATRIZ, essa mesma da foto (pena que não sei onde foi parar uma foto da construção dessa igreja,onde ele é outros operários aparecem trabalhando no telhado colocando as primeiras telhas) daí em diante trabalhou também na construção do CINE TEATRO COLINA e nessa cidade viveu até seus últimos dias...Agora sobre a praça,são muitas histórias pra contar...más vamos deixar isso pra lá kkkk...Vamos ficar apenas com as lembranças e a SAUDADE!


Meu pai, ainda criança e meu avô, trabalhando na construção do Cine Santa Helena... depois Cine Colina

Vamos a terceira e última etapa do desafio RETRATOS DE COLINA...Feita pelo meu cunhado Beto Lima...Hoje vou falar de COMÉRCIOS,COMIDAS E CIDADÃOS COLINENSES...Será uma espécie de Memórias Colinense...Acho que acontece com todos os Colinenses, sentir saudades de coisas típicas de nossa cidade, como por exemplo os doces de amendoim vendidos na porta do Cinema pelo Sr João, a pipoca do sr Ângelo na praça, os deliciosos sorvetes do Bar Marabá, do churrasco do Batata, do inesquecível doce de leite da Dona Rosa esposa do sr Salvador Palmeire, como esquecer o famoso pastel da Dona Helena, mãe do Nego Marin, do Delicioso sanduíche de carne do Bar do Ernestão, da linguiça fina de porco do frigorífico, do saboroso torresmo dos Meira,culinária peculiar de Colina, onde não se come nada parecido dessas iguarias em nenhum lugar do mundo...Saudades dessas delícias que infelizmente não existe mais...Quem se lembra do Bar do Baco,Bar do Virú, Bar do Nego,Bar do Luiz,Bar das Loiras,Bar do Belotti, Bar do China, Bar Marabá, Bar do Roque em frente ao Grupão,e quem esquece da churrascaria famoso point dos jovens de Colina... Lembranças também do Armazém do Chico Tornelli, da casa São Nicolau, Armazém do Benait, Armazém da Dona Naime, do armazém da Casa Brasil, Armazém do Ibrahim, da Relojoaria do sr Isdemo, Do centro Telefônico, do Foto Froner, da Padaria do sr Atílio Paro...nossaaa quantas lembranças, quem se lembra da barraquinha do sr Agostinho ao lado do Hotel, da barraquinha do Merche Pedro onde tinha o ponto da Jardineira do Vitório? Como esquecer tudo isso? Sem contar a barbearia do Ataide, Do Diogo Tintureiro e por aí vai kkkk... Lembro de três acontecimentos que comoveram toda a Cidade, que foram as mortes de três jovens em diferentes datas que foram a morte de Salustiano(Salu), Deborah Paro e Katia Tornelli... Essa é a Colina de muitas recordações... De momentos alegres e tristes... ESTA É A NOSSA TERRA... ESTA É A HISTÓRIA QUE TENHO PARA CONTAR... Espero que eu tenha cumprido o desafio!

Errata: 
- confundi Bar do China com Bar do Lauro...Tinha também o Bar do Careca, Baiuca o Bar do Chico é que não estou lembrando!
- O pipoqueiro era o sr Agnelo...e não Ângelo como saiu kkkk

 Com a Helia Marta Filomeno Ikuma, grande amiga

as fotos a seguir são dos anos 2014 a 2017:























































































2 comentários:

  1. Minha mãe nasceu em colina, era cunhada do Amin Ibraim. Conheci o Salustiano eles tinham um sítio lá nos macacos

    ResponderExcluir
  2. O armazém do Amim tb ficava lá na região.

    ResponderExcluir