quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Retratos de Colina, uma imagem, uma frase ou um poema (ou uma legenda) - Desafio 4


Em janeiro/2016, promovemos um desafio através da Página Colina SP do Facebook, com as seguintes regras: 

Regras: publicar apenas uma foto por dia (durante 3 dias), com legenda (local, data (se possível) e uma frase ou poema que descreva a foto ou seu sentimento ao tirá-la. Desafiar apenas uma outra pessoa por vez. As limitações são para que todos possamos aproveitar todas as fotos dos participantes, senão a coisa toda vai assumir proporções tão grandes que a gente não vai conseguir usufruir... As fotos devem ser publicadas no seu próprio perfil com a hashtag do desafio: #retratosdecolinasp


Primeiro, abrimos a sugestões para o nome do desafio. A Marcela Jorge Drubi sugeriu Retratos de Colina e o Valdemar Vello complementou: uma imagem, uma frase (ou um poema) e as demais foram incluídas como sugestões para fotos. No decorrer do desafio, as pessoas colocaram também legendas nas fotos, o que levou o Valdemar Vello a escrever numa das fotos: "Um achado que se revelou nesse desafio foi o resgate do texto. Da palavra escrita! União perfeita de imagem e depoimento. Belezura pura".

Realmente, o desafio trouxe muitas e ótimas surpresas, tanto nos textos como nas fotos. Revelações. Fotos inéditas. Personagens e personalidades da cidade. A adesão também é grande (o desafio ainda está correndo). 

Vamos publicar aqui, mais ou menos pela ordem em que o desafio começou e se propagou. A primeira foto/poema foi publicada no Facebook em 29/janeiro/2016. 

ISRAEL NUNES:

1° Dia do Desafio Retratos de Colina, uma imagem, uma frase ou um poema. Colina SP
Morando à 50 metros do Asilo São Vicente de Paula, por quase 30 anos, não poderia passar despercebido este lugar, muitas vezes esquecidos por nós mesmos. Alguns o chamam de Recanto do Idoso, Lar do Velhinho. Por opção ou pela falta dela, para muitos, ali é o fim de um ciclo, de uma etapa. E nestes quase 30 anos, veio me as lembranças dos anos 80, na mesma época da explosão do Rock Nacional, o dia a dia do Asilo Colinense, como não se lembrar das Freiras indo à missa na Igreja Matriz; das maravilhosas quermesses e até do barulhento forró com Airton Sanfoneiro e seu Conjunto; de alguns ilustres moradores, como não se lembrar do Tonho e seu rapé que pedia para a molecada experimentar e em seguida um espirro incessante toma conta do nariz de todos. Minha homenagem ao Asilo São José de Colina.





 
2° Dia do Desafio Retratos de Colina - uma imagem, uma frase ou um poema.‪#‎retratosdecolinasp‬
Galera Colinense do Mountain Bike - MTB, que percorrem as estradas de terra, passando por trilhas de matas, córregos, margeando os canaviais e conhecendo literalmente todo o município de Colina e região. E as imagens obtidas pelo caminho, são incríveis (cobras, capivaras, java porcos, anta, tatus, lebres, onça pardas e até um tamanduá) já foram clicados pelo trecho através das equipes Na Catraca e Bito Bikers, que percorrem quase que diariamente, em média de 25 à 50/60 Kms . Parabéns aos ciclistas do MTB Colinense.


3° Dia do Desafio Retratos de Colina, uma imagem, uma frase ou um poema.
Quem nunca, quando criança, ao ouvir aquele som da buzina, que só de ouvir, dava água na boca e saía correndo em direção do pai ou da mãe, e pedia um dinheiro para comprar algodão doce? Pois é, eu fazia isso. Nem sempre ganhava o dinheiro, mas fazia.
Essa é a Vanessa de Paula, moradora de Bebedouro-SP, vendedora de algodão-doce, vendendo sua guloseima, nas ruas dos bairros da Cohab II e Cohab III, em Colina.
Ao ser abordada para posar para a foto, Vanessa, meio que sem jeito, me diz:
“- Moço, mas não é para fazer zoeira, não né?”. Claro que não, Vanessa.
Estupidez total, seria “fazer zoeira” com quem está trabalhando arduamente, numa tarde ensolarada, em pleno sábado de Carnaval, para ganhar honestamente seu dinheiro. Parabéns, Vanessa de Paula.



MARIA JOSÉ SALVATORE (ZEZÉ)

A Zezé participou do desafio por apenas um dia: 
oticon heart

Colina povo de grande fé. Assistem missas até em São José dos Macacos tiive o prazer de assistir e conhecer diversas pessoas de Colina e São Jose dos Macacos. Agora meus amigos faço outro desafio: tente reconhecer quem são e escrevam os nomes das pessoas. bjs










Zezé é autora de dois livros sobre Colina/São José dos Macacos: Costurando Vidas e Retalhos do meu sertão.
É colaboradora aqui do blog e da Página Colina SP do Facebook
E já participou de duas postagens aqui do blog: 

Alfarrábios colinenses - ela é um deles...
Fazenda São José dos Macacos - onde ela faz uma descrição da vida na Vila dos Macacos





Em recente viagem à Espanha: Josep Llahuna Jalon (grande químico aposentado e de família nobre da Catalunha) recebeu de Maria José Salvatore em Barcelona seus livros : Costurando Vidas e Retalhos do meu Sertão, que levam como tema Colina e São José dos Macacos. 



LIGIA ELENA DEZOLT:
Emoticon heart
 Emoticon heart 
Quando recebi o convite para participar do desafio, logo pensei em uma pessoa que foi o meu maior desafio de vida (Fred), vivi com ele por 45 anos e muitos desafios foram enfrentados, marido e pai maravilhoso, com ele aprendi muito, pensei que o conheci totalmente..... mas não, só o conheci mesmo no dia da sua morte, quanto foi amado e querido, como foi bom e caridoso, sempre chegava um pra dizer coisas que ele teria feito, que eu nunca imaginava, porque fazia o bem e não saia contando, ele foi amigo, companheiro de muitos e eu senti o amor sincero das pessoas por ele, e aqui hoje quero homenagea-lo, e agradece-lo por tudo. ❤❤❤

Hoje 2 dia do desafio.... homenagem ao Fred Dezolt, Ele era um apaixonado, pela família, por comidas, por futebol, carnaval, por amigos e principalmente por fazer o que fazia com muito amor e dedicação AS FESTAS DE COLINA e a festa do cavalo foi sua maior paixão. (sempre muito alegre, contagiava a todos).

Hoje terceiro e último dia do meu desafio.... continuo com o meu maior desafio .... UM PERSONAGEM QUE DEIXOU SUA MARCA...... FRED, ele era amante do São Paulo futebol clube e de carnaval, foi com ele que aprendi a gostar, de carnaval é claro, pq sou corinthiana e não mudo kkkkk..... e ele sempre dizia "A MELHOR NOITE DE CARNAVAL É O DA SEGUNDA-FEIRA" e foi em uma segunda feira de carnaval que ele deu o seu ADEUS...... 💔💔💔, SAUDADES ETERNA. 
Agradeço a oportunidade de poder falar um pouco desta pessoa, o meu MUITO OBRIGADO AO ‪#‎retratosdecolinasp‬.


DAULA DAHER:

Eis a primeira foto... Acaba de ser registrada... Presto homenagem ao dedicado profissional Pezzim que, com muito zelo, cuida do jardim da Praça da Matriz!!!
Segundo dia do desafio... FERNANDO DAHER RODRIGUES FERREIRA. Filho do casal de médicos Pedro Otávio e Sadia, irmão de Maryangela. Esposo de Vivian e pai da doce Layla... Fez brilhante carreira no Ministério Público... Carismático, vivia rodeado de muitos amigos... Deixou-nos precocemente... Infinitas são as saudades... Hoje, com muito amor, presto esta homenagem carinhosa a você, meu querido sobrinho... Nanão, que tanto amou esse pedacinho de chão...

 
Terceiro e último dia do desafio... 
MANHÃ NA PRAÇA... Destaco, hoje, esse simpático espaço da nossa praça, onde aposentados e amigos se encontram para jogar cartas, bater papo ou esperar o tempo passar... Aproveito o momento para agradecer a oportunidade e externar meu muito obrigada a todos que, tão gentilmente, curtiram e comentaram as fotos postadas. E segue o desafio... Convido a minha grande amiga JANE TORNELLI para dar sequência a essa sugestiva atividade...


MARIA JOSÉ SPECHOTO MARIANO:

a Maria José participou apenas por um dia
Atendendo ao meu primo Valdemar Vello hoje será o primeiro dia do desafio "retratos de Colina.
Colina sempre será minha cidade querida, onde nasci e morei durante 21 anos. Amo tanto que retorno várias vezes todos os anos.
Divido com vocês um dos dias mais felizes da minha vida: meu casamento.
Esta foto foi tirada em 6 de julho de 1968, junto com meus pais queridos, Carolina e Paulo Spechoto.

BEATRIZ HELENA SPECHOTO:
a Beatriz participou apenas por um dia... 
1º dia do Desafio Retratos de Colina, uma imagem, uma legenda - Semana Santa - 1979 - eis aí retratos de Colina. Bj adorei participar deste desafio.
Pe João e sua irmã eram muito criativos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário