A cavalo e no lombo do burro
Os primeiros entrantes mineiros (os Junqueiras) desbravaram a região, estabelecendo-se primeiro em Morro Agudo e depois avançando até a região onde hoje está Colina
Museu de Araxá
Museu de Araxá
Museu de Araxá
Museu de Araxá
Calmon
Carros de boi, cavalos, carroças, charretes, troles, carroções
Primeira Agência dos Correios - 1911 - Rua 7 de Setembro - Acervo Museu Municipal de Colina - Segundo o Nestor de Oliveira, os paus em frente ao correio serviam para amarrar os cavalos, mulas, burros...
Colheita de café na Fazenda Caçula (anos 40)
1960 - no Monte Belo -
Pedro Paulo e José Francisco Paro, na Rua 7 de setembro
com Antonio Guarnieri
José Francisco Paro
Batata
Dego
Chico Peão
1963 - Chácara Santa Clara - Deó e o menino Santo Paro Neto com o carroção para transporte de carne
Bebedouro de Animais
2004
enviada por Rosane Paro Webber Cauduro: Charreteiro (?),
Ju Webber, Lucas Cauduro, Mateus Webber Cauduro, Carol Webber
Fazenda do Governo - 2011
trole
Fazenda do Governo - 2011
1946 - Carteira de Habilitaçã o de Sebastião Dalpin: para conduzir carroças como Carroceiro Rural Profission al
anos 20 - Carta de Motorista nº 157 - profissão Chauffeur, habilitado para o governo de automóvel - Raul dos Santos, pai de Aristeu dos Santos
A ferrovia... o trem
1918 - o trem P-1, da linha tronco - entre Rio Claro/Barr etos
a "Fodoca" - a
a ferrovia atravessando a cidade
transportando o pessoal para serviços na linha férrea
a Matisa - equipamento usado para reparos na linha férrea
20/novembro/1933
Extraído de O Colinense por Vagner Meira Cotrim
Família Parreira (do acervo do Museu Municipal de Colina)
cedida por Dantinho Guarnieri (Renata Paro)
Mercedes 1910 ... (vide descrição do carro abaixo)
Jardineira pertencent e ao Sr. Dante Guarnieri
(Acervo
Museu Municipal de Colina)
Jardineira da empresa Parreira & Cia. Ltda.,
das famílias Parreira e Dante
Guarnieri
fazia a linha entre a Fazenda Iracema e Colina
jardineira Chevrolet 1928/29 http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
fazia a linha entre a Fazenda Iracema e Colina
jardineira Chevrolet 1928/29 http://ant
legenda atrás da foto:
Dante Guarnieri junto à Jardineira que ele e seus irmãos Joanim Guarnieri e Antonio Guarnieri construiram.
Segundo o Dantinho, ele nasceu na fazenda Iracema onde o forte era a safra de café. No final de uma das safras o pai dele fez um acerto com o dono da fazenda e recebeu um caminhão em pagamento. Ele transformou esse caminhão na jardineira da foto
Segundo o Dantinho, ele nasceu na fazenda Iracema onde o forte era a safra de café. No final de uma das safras o pai dele fez um acerto com o dono da fazenda e recebeu um caminhão em pagamento. Ele transformou esse caminhão na jardineira da foto
jardineira Chevrolet 1937 http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
década de 40 - Estudio Mix Mazim
Jardineira Ford Barrel Nose 1938 ...
Jardineira 1938 da Ford, Okm!
É uma Ford "Barrel Nose" ou, "Frente de Barril" no apelido abrasileirado.
Belo registro na cidade de Colina -SP, enviado pelo Lucas Nori Micheletti.
identificação através do blog:
É uma Ford "Barrel Nose" ou, "Frente de Barril" no apelido abrasileirado.
Belo registro na cidade de Colina -SP, enviado pelo Lucas Nori Micheletti.
identificação através do blog:
E o parabrisas basculante dá um toque todo especial nessa bela jardineira!
filme Colina 1956 (José Mario Tonus)
Ponto de jardineiras em frente à estação
Filme Colina 1956 - Empresa Angelo Stramasso & Cia Ltda.
esquina da Av. Manoel Palomino Fernandes com R. 13 de maio
jardineiras para: Terra Roxa, Jaborandi, Viradouro,
Monte Azul, Olímpia, Severínia
e tranporte de alunos para Barretos
em 19/março/1961 ocorreu um acidente entre um trem noturno uma das jardineiras da empresa (que transportava o pessoal para a quermesse da Igreja N. S. Aparecida), na passagem de nível para o Patrimônio e 4 pessoas morreram:
1971 - Onibus chegando de Barretos com destino a São Paulo. Entrava em Colina até um bar na Av. do Trevo (antes chegava até o Bar dos Brait, em frente à estação ferroviári a). Antonio Sérgio Torquato, autor da foto, estava no bar perto do trevo e escreveu: tirei esta foto com uma maquininha comprada de muambeiros no largo da Batata em Pinheiros/ SP. Dia triste quando tinha que me separar da mãe e dos irmãos.
Onibus da empresa São Manuel, 1971
2001 - Monte Belo
Carros, carrinhos e carrões
Família Parreira (do acervo do Museu Municipal de Colina)
Entretanto, de acordo com o blog http:// antigosverdeamarelo.blogspo t.com/2011/08/ mercedes-1910.html, trata-se de uma Mercedes e descreve assim o carro: Mais um daqueles bichos papões do início do século passado... Lembrem-se que o automóvel era uma novidade em todo o mundo! Esta foto é na cidade de Colina -SP e foi enviada pelo Lucas Nori Micheletti. Um grande evento como esse, mereceu um belo registro para a posteridade, mas... que carro é? Na minha opinião, é Mercedes e o ano deve estar perto de 1910. Super interessante é a buzina; os farois e a capa do radiador que devem ser de cobre, mais as rodas de arame, um luxo!
o Mercedes certamente possuía "mão inglesa", da mesma forma, os norte americanos nos primeiros anos do 1900.
Fordinho em frente ao casarão da Família Piai
Tunim (Antonio Paro) e Maria (dos Paro da Gurita)
O interessado no combustível comprava "XX litros", o abastecedor ia e 'bombeava' a quantidade para o alto da bomba coqueiro. Depois, por gravidade a gasolina descia pela mangueira até o carro e quando o volume chegava ao que o dono tinha pagado, o operador cortava a passagem. A evolução desta para as outras bombas é que elas já succionavam a gasolina direto para o tanque do carro e com a devida marcação. Antes disso, gazolina em lata!
http://ant
Ford 1929 "reformado ", foto anos 80 http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
Maione e Nelson Moleiro - Jeep movido a gasogênio
à época da Segunda Guerra Mundial (1939/45) devido
ao racionamento de combustíveis
O Ponto de carros de praça em frente à estação ferroviária:
Ford Mercury 1939 http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
enviadas por José Percival Ribeiro Marin
Ford 1940, Ford 1948 e Ford 1940 http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
carro entrando na Praça - Cesar Augusto Malpelli Salvi
em frente à antiga Prefeitura
as Kombis das famílias Malpelli e Polizelli
1) Antonio Vecchini / 2) Gino Camolese / 6) Antonio Sipio Vechini
foto enviada por Jorge Jaime Reis
Chevrolet Bel Air - Ananias Nascimento
foto enviada por Carlos Alberto Ribeiro
Chevrolet Bel Air V8 1956 http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
Chevrolet Bel Air V8 1956 http://ant
João Caldeira e Sandra Caldeira
Sandra Caldeira, João Caldeira e Edson Caldeira...
O Jeep no desfile de 21/abril/1972
e o do Ananias Nascimento
O Chevette
O fusca,
um clássico que sobrevive
Renato Cândido Martins, publicada no livro Crônicas da Cidade de Colina, de Nicola Gonçalves, provavelmente final dos anos 90
1975 - Auto Escola Monza
2011
Sobre duas rodas:
1939 - Bicicleta Motorizada (Estudio Mix Mazim)
15 de novembro de 1937 - alguns rostos parecem
conhecidos...
Lucy Moreira escreveu no Facebook: festa
de entrega do troféu ao ciclista mor de Colina, Antonio Rizzo (próximo ao
trofeu, de boné branco) meu tio. Por indicação dela, consultamos o livro
de Nicola Gonçalves, Crônicas da Cidade de Colina (página 19) onde ele faz um
saboroso relato desta prova ciclísitica. O segundo colocado foi José Lima
Scarmato, com vários ases do pedal, como ele relata, participando da prova...
Ana Paula Domingues identificou no Facebook: o do meio, de terno cinza, é meu avô, Chafik Daher
Ana Paula Domingues identificou no Facebook: o do meio, de terno cinza, é meu avô, Chafik Daher
Antonio Sergio Torquato A estrada boiadeira começava atras do Cemitério onde existiu um Pouso de Boiadas, seguia em paralelo a estrada de ferro até o primeiro cruzamento próximo a esquina da antiga Av. do Café, depois a boiada seguia até onde é hoje a Prefeitura e pegava a rua do Eucalipal da Fazenda do Governo, passava em frente ao Lamunier de Andrade para chegar na estrada boiadeira da foto, onde morava o Sr. Sarambé que ia nas casas para matar os porcos engordados nos quintais, era esse o percurso das boiadas vindo da direção de bebedouro para o Frigorífico de Barretos. Outras boiadas que não tinham o destino do Frigorífico de Barretos eram embarcadas nos vagões gaiolas da Cia. Paulista por meio de um curral que existiu perto do Pontilhão Alice Dias. Era comum boiadas pequenas cruzarem a cidade em direção ao Matadouro Municipal de Colina e usavam muito a antiga Rua Bororos Atual Henrique Paro. Me diverti muito acompanhando boiadas e me lembro do Sr. Deó desempacando um boi bravo que invadiu o quintal da casa veia na Rua Bororos onde é atualmente a casa do Pai do Prefeito.
a Lambretta dos Malpelli
as lambretas no desfile de 21/abril/1963
a moto do Laerte Basso
O Fordinho 1921 dos Camolese, sempre presente
1956
1963
caminhão Ford TT 1921http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
O Ford Model TT foi um caminhão produzido pela Ford Motor Company na segunda década do Século XX.
O Ford Model TT foi um caminhão produzido pela Ford Motor Company na segunda década do Século XX.
21/abril/1981 - Estudio Mix Mazim
Veículos de carga:
caminhões e caminhonetes
1933 - transporte de madeira: puxador de toras da antiga Serraria São José, de J. Gomes Areias. Hoje um dos barracões pertence ao Dieb Taha e é utilizado no beneficiam ento de arroz
Francisco Carlos escreveu no Facebook: Essa é demais! Como essa biriba pode puxar essa tora? Tinha motor suficiente pra isto? Deveria anda a 10 km/h. Conheci esse tipo de veiculo na decada de 70 onde a ligação do Reboque com o cavalo Mecanico é a própria carga. Nesse caso, a tora puxa o eixo reboque. Só vendo pra acreditar que nessa época já existia o tal cavalinho
Ford 1935 - http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
Década de 1930 - Av. Rui Barbosa, em frente à Oficina de Alberto Milani. Ele adptou num Ford 29 uma carroceria fixa feita por ele
Tornelli, Caldeira & Cia Ltda.
Ford F-600 1957/58 http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
Colina, Avenida do Café, hoje Angelo Martins Tristão, 1957 + ou - Da esquerda para a direita, tio Gigi Salvi, Neto Salvi, eu (Paulo Santos), Rosa Maria, tio Guido Salvi.
Colina, Avenida do Café, hoje Angelo Martins Tristão, 1957 + ou - Da esquerda para a direita, tio Gigi Salvi, Neto Salvi, eu (Paulo Santos), Rosa Maria, tio Guido Salvi.
debulhadeira de milho de Tite Marin
Casa Paro, Monte Belo, 1956
Ana Maria Alli Vizzotto: A Iza que faz unha mandou essa foto pra nós e conseguiu identificar todos : em cima da carroceria Alberto Vizzotto (pai de Moacyr Vizzoto), embaixo, da esquerda pra direita: Decio Camoleze, Nico Camoleze, Sebastião (pai da Iza), Dante Marin e Onofre.
Em frente a uma Igreja, que não é a de Colina
(Acervo Particular Ana Paro)
caminhão Ford 1941 http://ant igosverdea marelo.blo gspot.com. br/
Em frente a uma Igreja, que não é a de Colina
(Acervo Particular Ana Paro)
caminhão Ford 1941 http://ant
Tratores & carretas
Mais uma bela foto antiga! Esta veio do blog colinaspaulo.blogspot.com e mostra o sr. Décio Camolesi em um trator International na cidade de Colina - SP - http://tratoresantigos.blogspot.com.br/#uds-search-results
1956 - Posto de Combustível Angelo Stramasso & Cia Ltda.
ETAM São Francisco de Assis (Vagner Meira Cotrim)
Bombas/Postos de Gasolina e Oficinas Mecânicas
esquina da Rua 7 de setembro com Rua Alfredo Simões
de Campos Filho - bombas de gasolina instaladas nas calçadas
o dono da bomba certamente estava por perto! ou o dono de uma oficina, mercearia ou qualquer coisa. O interessado no combustível comprava "XX litros" o abastecedor ia e 'bombeava' a quantidade para o alto da bomba coqueiro. Depois, por gravidade a gasolina descia pela mangueira até o carro e quando o volume chegava ao que o dono tinha pagado, o operador cortava a passagem. A evolução desta para as outras bombas é que elas já succionavam a gasolina direto para o tanque do carro e com a devida marcação. Antes disso, gazolina em lata!
Chevrolet Ramona 1929 ...
A foto é em frente à Officina Auto Ideal, na cidade de Colina -SP. Além das já manjadas bombas de gasolina à calçada, aparece o cartaz de propaganda dos pneus Goodrich-Silvertown
identificação do blog: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com.br/2011/09/chevrolet-ramona-1929.html
Auto Posto Parreira & Cia - inaugurado em 1930
Inauguração Posto Parreira 1930
do filme de José Mario Tonus - Colina 1956
Oficina Irmãos Camolese
25/março/1970
Posto Tornelli & Caldeira - Av. Luiz Lemos de Toledo
1) Afonso Camargo / 2) João Luiz Caldeira / 3) João Caldeira
4) Geraldo / 5) ?
4) Geraldo / 5) ?
Edson Caldeira
Posto de Gasolina e Loja de Conveniência
Foi feriado na cidade... lá pelos anos 30...
Nicola Gonçalves, Crônicas da Cidade de Colina (pag. 18): Por volta de 1935, um aviãozinho teco-teco, ali pelas dez horas do dia, passou roncando pelos céus colinenses, deu algumas voltas e foi aterrisar no campo de pólo, naquele tempo o ún...ico local existente para pousos de aviões.
Minutos após, a população em peso estava presente no campo, apreciando de perto aquele estranho pássaro de metal com asas dobráveis, coisa pouco comum naquela época. Salvo algumas exceções, quase ninguém conhecia um aeroplano. Foi por esse motivo que o tal aparelho foi muito visitado durante as horas em que ali permaneceu.
Botaram um guarda para zelar por ele e sua tripulação foi bater perna no povoado: três ases destemidos e maníacos, segundo a opinião do bananeiro português, um velhinho bigodudo que, aproveitando-se da aglomeração, foi para lá vender as suas bananas.
No outro dia, bem cedinho, a tripulação já estava preparada para o regresso. Gente estranha, não ligou para o povo. Metidos no interior do teco-teco, rodaram pela pista de grama e ganharam as alturas, deixando o colinense abismado. Manhã de festa para o pacato e obreiro povo de Colina. Mesmo sendo uma segunda-feira, ninguém foi trabalhar naquele dia.
Minutos após, a população em peso estava presente no campo, apreciando de perto aquele estranho pássaro de metal com asas dobráveis, coisa pouco comum naquela época. Salvo algumas exceções, quase ninguém conhecia um aeroplano. Foi por esse motivo que o tal aparelho foi muito visitado durante as horas em que ali permaneceu.
Botaram um guarda para zelar por ele e sua tripulação foi bater perna no povoado: três ases destemidos e maníacos, segundo a opinião do bananeiro português, um velhinho bigodudo que, aproveitando-se da aglomeração, foi para lá vender as suas bananas.
No outro dia, bem cedinho, a tripulação já estava preparada para o regresso. Gente estranha, não ligou para o povo. Metidos no interior do teco-teco, rodaram pela pista de grama e ganharam as alturas, deixando o colinense abismado. Manhã de festa para o pacato e obreiro povo de Colina. Mesmo sendo uma segunda-feira, ninguém foi trabalhar naquele dia.
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