segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Equitação Educativa - resgate social




Projeto Municipal de Colina -
Equitação Educativa -
recebe doações e é modelo no estado de São Paulo
PFDP - Roberta Milani
O Projeto Municipal de Equitação Educativa - mantido pela Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo - é considerado modelo no Estado de São Paulo pelo trabalho de resgate social, realizado com crianças e adolescentes do município.


Organização e dedicação dos envolvidos nesse projeto

Freqüentemente, o instrutor e coordenador do Projeto, Eurípides César Rodrigues, o Liu, recebe homenagens e doações de equipamentos diversos, que auxiliam na realização das aulas de hipismo, que atende cerca de 60 crianças e adolescentes (de 7 a 18 anos).


Limpeza e ordem dos pavilhões

Um grupo de cavaleiros e amazonas de Franca, São Carlos, Ribeirão Preto e Araraquara, ao tomar conhecimento do Projeto Equitação de Colina pelo instrutor Liu, em um curso realizado em janeiro, na Sociedade Hípica de Ribeirão Preto, reuniram-se e tiveram a iniciativa de fazer a doação.


Sociedade Hípica de Ribeirão Preto apóia o projeto

Entre os equipamentos doados estão produtos utilizados pelos cavaleiros e amazonas durante a prática do esporte, como por exemplo, botas e luvas, além de artigos usados para encilhar os cavalos, tais como: rédeas, selas, cabeçadas, mantas, barrigueiras, entre outros. Ao todo, o Projeto Equitação recebeu 75 itens.


Doações são bem vindas para manter viável o projeto

O Projeto Municipal de Equitação Educativa foi criado em 17 de junho de 2002, com objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes de baixa renda, a prática do hipismo, esporte considerado de elite e, ao mesmo tempo, inseri-los na sociedade com a possibilidade de adquirir formação profissional.


Alegria e união são indispensáveis

Conheça algumas das atividades desenvolvidas por esse projeto:
- Alimentação dos animais por períodos;
- Rasqueamento;
- Higiene das baias;
- Reparos em selas;
- Condicionamento do animal;
- Aquecimento dos alunos e animais antes e depois das aulas;


Modelo a ser seguido em todos os estados

Desde sua fundação, o Projeto já atendeu cerca de 250 colinenses. Atualmente, o trabalho beneficia aproximadamente 60 pessoas, com aulas gratuitas, ministradas duas vezes por semana, as segundas e sextas-feiras, no Recinto Municipal.


Alunos vitoriosos

Os cursos oferecidos aos praticantes são fundamentais para o desenvolvimento do aluno, tais como:
- Ferrageamento;
- Tratador;
- Domador.


Esforço e dedicação diária do autor do projeto, Sr. Liu

Os interessados em conhecer mais esse belo projeto ou aqueles que puderem colaborar com materiais hípicos poderão entrar em contato com: Eurípedes César Rodrigues (Liu) pelo telefone (17) 9709.5986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário