domingo, 19 de fevereiro de 2012

Syria Drubi autora colinense

D. Syria escreveu 2 livros:  

Sinopse - Colina - capital nacional do cavalo - Syria Drubi - 2007
Esse livro relata acontecimentos de amores, saudades e lembranças que jamais me deixarão. Aos meus leitores deixo este simples conselho: "Não confudam cultura com sabedoria. A cultura vem de fora para dentro, penetra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se ou não em nosso cérebro. A sabedoria, ao contrário nasce dentro nós e se exterioriza, surge no coração e só pode ser adquirida por meio da meditação. Até os analfabetos podem conquistar a sabedoria se souberem meditar em seus corações sobre as grandes verdades".


Syria Drubi - além do livro Colina Capital Nacional do Cavalo, escreveu também Raízes de Jaborandi, sobre a história da cidade.
O livro, intitulado: Colina – Capital Nacional do Cavalo, editado pela Editora Sete Virtudes, relata em suas 668 páginas a história de Colina, baseada em pesquisas, entrevistas e também na própria vivência da autora. Ela enumera acontecimentos, ressalta pessoas, famílias e autoridades que formaram o povoado, depois o distrito e a seguir, o município.
A autora Syria Drubi enfatiza que seu livro traz muitas informações fornecidas pelas famílias, mas muitas das histórias ali relatadas ela presenciou e vivenciou.
Enviado por em 09/09/2011
Reportagem feita pela EPTV no lançamento do Livro Colina Capital Nacional do Cavalo de Syria Drubi

1998





Syria Drubi, filha de Husseim Drubi, libanês , de Virgilia Penna Drubi, mineira, nasceu em Barretos no dia 01 de Abril de 1915 , mas só foi registrada muito tempo depois, com a data de 15 de julho de 1915. Casou-se pela primeira vez com Alli Abdalla, no dia 05 de Dezembro de 1931, e teve os filhos: Husseim Abdalla e Nadir Abdalla (Zico). Em 1936 Alli faleceu em decorrencia de um acidente e ela, ainda menor, mais seus filhos, ficaram sob a responsabilidade de seu pai e seu cunhado, Abu Said, que assumiram os negócios. Em 17 de outubro de 1937 casou-se novamente com Hassan Drubi, seu primo e, deste casamento, nasceram os filhos: Zaira Drubi Bombig, que faleceu em 04 de agosto de 1995, e Brahim Drubi

















D. Syria amava o Carnaval:

















Pesquisa por Renata Paro
Fotos fornecidas por Brahim Drubi
vídeo por Ciagoitacá
colaboração Vagner Meira Cotrim e Nestor de Oliveira F°