sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vitor Henrique Paro educador e autor colinense

Vitor Henrique Paro: colinense, um dos 7 filhos de Henrique Ernesto Paro e Genoveva Girardi Paro (dos Paro da Gurita), irmão de Ernesto (Ernestão) Henrique Paro, tio da Renata Paro.

VITOR HENRIQUE PARO possui mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e livre docência em Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC SP. Atualmente é professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade ...de São Paulo, onde exerce a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Atua na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Entre 1976 e 2007 participou de 20 projetos de pesquisa, tendo coordenado 19 destes. Atualmente coordena o projeto de pesquisa Estrutura da Escola e Educação como Prática Democrática. Desenvolve investigações na linha de pesquisa Universalização do Ensino e Democratização da Gestão Escolar, cuja preocupação central é com o acesso à escola básica, em especial com a concretização do direito à educação fundamental no que diz respeito às políticas públicas e à participação dos usuários na gestão das unidades e sistemas de ensino. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Escola Pública, Administração Escolar, Escola e Democracia, Escola Básica, Gestão Escolar Democrática, Ensino Fundamental, Qualidade do Ensino, Fins da Educação Escolar e Política Educacional. Possui 22 capítulos de livros e 13 livros publicados. Possui 277 itens de produção técnica, orientou 13 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado, além de ter orientado 19 trabalhos de iniciação científica na área de Educação.
Atualmente compõe o corpo editorial de 6 periódicos na área de Educação, além do Conselho Editorial (Educação) da Editora Cortez. É autor, entre outros trabalhos na área educacional, de: Administração escolar: introdução crítica (Cortez), Gestão democrática da escola pública (Ática), Por dentro da escola pública (Xamã), Qualidade do ensino: a contribuição dos pais (Xamã), Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia (Xamã), Escritos sobre educação (Xamã), Reprovação escolar: renúncia à educaçãoVer mais