terça-feira, 6 de novembro de 2012

Autores colinenses - os homens de Colina na literatura

AUGUSTO JORGE CURY: um dos maiores autores brasileiros, autor de "best sellers" de fama internacional. O livro fundamental da teoria de Cury é Inteligência Multifocal, publicado em 1998.

Cury vive com a mulher – Suleima e as três filhas em Colina: "Sou um escritor simples, que gosta do anonimato", diz. No sítio onde mora, com 16.000 metros quadrados, pavões e galinhas-d'angola passeiam pelos gramados – e também há carneirinhos que o autor alimenta com mamadeira. Como é comum entre autores de auto-ajuda, ele montou seu circuito de conferências: viaja para proferir de quatro a cinco palestras por mês...

Já publicamos 3 postagens sobre 
Augusto Cury (clique nos links):


Nicola Gonçalves recebeu o Diploma de Parceiro da Cultura, da Prefeitura de Colina, em 2001
Para conhecer melhor o Nicola e seu extraordinário espírito de solidariedade, assista ao vídeo:

Nicola Gonçalves tem oito livros publicados, alguns específicos sobre Colina e outros com suas memórias. É memorialista e nosso cronista de Colina
Já publicamos sobre o autor - 
clique neste link:
Nicola Gonçalves cronista colinense e exemplo de solidariedade



O jornalista Mario Mazzei Guimarães não é colinense (é de Bebedouro) mas se casou com uma colinense e tem filhos colinenses. Escreveu sobre Colina - clique nos links: 
Artigo do jornalista Mario Mazzei Guimarães
Coronel Luciano de Melo Nogueira

Henrique Seiji Ivamoto: "Lacaz, Ciência e Humanismo na Casa de Arnaldo" - Prêmio Carlos Chagas - Academia Nacional de Medicina
O livro é uma biografia de Lacaz (Carlos da Silva), personagem importantíssimo na história da medicina brasileira, em especial da Faculdade de Medicina da USP. Neste trabalho, o Dr. Henrique Ivamoto dá oportunidade para que o leitor conheça quão rica de realizações é a história de Lacaz e quanto é plena de pensamentos elevados sua trajetória de médico e cientista.

HENRIQUE SEIJI IVAMOTO, filho de Schimidt Ivamoto e Kuniko Ivamoto: médico, professor, escritor premiado e editor da Revista Acta Medica Misericordiæ - A revista mundial das Santas Casas da Misericórdia.
Sobre o autor, clique no link:



Paulo Eduardo de Oliveira (Paulo Colina) nasceu em Colina em 9/março/1950. Faleceu em 9/outubro/1999, em São Paulo, vítima do mal de Chagas. Poeta, tradutor, ficcionista, dramaturgo, ator, cantor, compositor, Paulo Colina foi não só um notável artista, mas também um autêntico agitador cultural; um dos fundadores, em 1978, do Grupo Quilombhoje, que edita os "Cadernos Negros" e diretor da União Brasileira dos Escritores (UBE), seção São Paulo, em várias gestões. Foi divulgador ferrenho da poesia afro-descendente praticada aqui nessa nossa terra. Foi a Paulo Colina que se deveu a notável atuação do escritor afro-brasileiro em duas Bienais Nestlé, a marcante divulgação fora da coletividade negra da produção poética de jovens escritores afro-brasileiros, com o premiado "Axé - Antologia Contemporânea da Poesia Negra Brasileira", Editora Global (1982).
TODO O FOGO DA LUTA (poesia) 1989 

Veja mais neste link: 


ALTIVO FERREIRA – nasceu em Colina, no dia 9 de novembro de 1924, filho de Nelson Ferreira de Araújo (Seu Nelsinho, farmacêutico) e Maria da Glória Ferreira, ambos espíritas. Fez o curso primário em Colina e o curso secundário no Ginásio Municipal de Barretos, e acabou por concluí-lo no Colégio Osvaldo Cruz, em São Paulo. Em 1946, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná concluindo o curso em 1951.
Exerceu a Pediatria como especialidade profissional durante 35 anos, dedicando-se, também, no magistério superior, tendo exercido durante seis anos a cátedra de Clínica Médica Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas do Paraná. É um dos professores fundadores da Escola de Saúde Pública do Paraná, onde exerceu a cadeira de Puericultura. Médico pediatra e escritor, vivia em Curitiba, onde morreu em 2005. Poeta e escritor, autor de romances e livros de contos. Para saber mais:
http://www.feparana.com.br/biografia.php?cod_biog=307

nossa postagem sobre o Dr. Altivo - clique no link:


Idioma: Português (Brasil) Editora: Casa Publicadora Brasileira, SP
1989 - História em quadrinhos. Meio ambiente.
Fauna e flora brasileira. Ecologia para crianças. Histórias sobre animais.

Características Especiais
Livro com ilustrações - 
Ilustrador: Hugo Tristão




Mais sobre Hugo Tristão, clique neste link:


Nestor de Oliveira F° nasceu em Colina, na Fazenda São Joaquim, viveu sua infância e parte da juventude na roça. Morou onze anos na fazenda Monte Belo. Aos dezesseis anos de idade, mudou-se com toda a família para Americana, onde reside até hoje. É casado com Zenaide Paro Tonus de Oliveira, É membro de uma família que sempre gostou de escrever e de cantar.
Nestor assim se define: não sei o que dizer de mim, não sou escritor. No campo literário eu me considero um sonhador, sou um aprendiz de poeta.
Mantém os seguintes blogs na Internet: 
e um canal no Youtube:
Nestor de Oliveira F° é autor do livro: Monte Belo o paraíso dos meus sonhos - edição particular, 2002 (http://nestoroliveirafilho.blogspot.com/feeds/posts/default)


Nossa postagem sobre o Nestor, 
clique neste link:


Salem Cury
Veja a entrevista dele no Fantástico:
Depois de um grave acidente no qual sua esposa e seus filhos morreram, Salem Cury resistiu à vontade de desistir de sua vida e se entregar às lamentações e angústias. Neste livro, o autor, irmão do best-seller Augusto Cury, narra seu drama familiar e a forma como o superou, não desistindo de viver.
Nossa postagem sobre o Salem Cury:


Vitor Henrique Paro: colinense, um dos 7 filhos de Henrique Ernesto Paro e Genoveva Girardi Paro (dos Paro da Gurita), irmão de Ernesto (Ernestão) Henrique Paro, tio da Renata Paro.
VITOR HENRIQUE PARO possui mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e livre docência em Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade
de São Paulo, onde exerce a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação. 

Nossa postagem sobre o Vitor, 
clique neste link:

Biografia de João de Santo Cristo
Mario H. F. Buzzulini
Sinopse
Biografia de João de Santo Cristo:
"Relata a história completa da vida de um personagem criado por Renato Manfredini Jr. (Renato Russo), na música Faroeste Caboclo, imortalizada por sua banda Legião Urbana." 
Mario é professor da FMU e mantém um Site:


Embaixador Renato Prado Guimarães nasceu em Colina, 
onde r
eside atualmente

Começou a carreira profissional como jornalista, nas “Folhas” e no “O Estado de S. Paulo”; paralelamente, formou-se na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco.Diplomata desde 1963, foi Secretário de Embaixada em Bruxelas e Bogotá, Chefe do Escritório Comercial do Brasil nos EUA, Cônsul Geral ad interim em Nova York, Ministro-Conselheiro na Embaixada em Washington e Encarregado de Negócios junto aos EUA, ad ínterim.Promovido a
Embaixador em 1987, exerceu aquela função na Venezuela, no Uruguai e na Austrália (cumulativamente, também na Nova Zelândia e em Papua-Nova Guiné). Foi igualmente Cônsul-Geral do Brasil em Frankfurt, na Alemanha, e em Tóquio, no Japão.
No Brasil, foi Chefe da Divisão de Programas de Promoção Comercial, porta-voz do Itamaraty na gestão Olavo Setúbal e Chefe do Gabinete do Ministro Abreu Sodré; fora de Brasília, foi Chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo – ERESP, que instalou. 

É o autor de “Crônicas do Inesperado”, 
lançado em outubro de 2.009.



Escreve e publica neste blog suas crônicas Colinenses:

Nossa postagem sobre o autor: