CARLOS ALBERTO RIBEIRO - D´Solrac - nasci na Usina Lambari em 1941 e fui batizado em Colina. Sou filho de Felipe Ribeiro, torneiro mecânico e gerente da Usina Lambari que, em 1951, se mudou de Bebedouro para Colina, onde foi torneiro mecânico no Décio Camolesi e na Oficina Irmãos Milani. Meu Pai, é filho de Alberto Ribeiro, e irmão de Natividade Ribeiro e Lucilia de Jesus Ribeiro, (a da foto postada abaixo). Saí de Colina com 18 anos, trabalhei na Rádio Barretos durante um ano e vim para São Paulo em 1961. Meus pais faleceram em 1986 e depois disso voltei a Colina poucas vezes... infelizmente. Quando criança queria ser um tipo Froner ou João Passos, mas, aos treze anos, tive uma semana de pintura com a Edna do Zico, e não deu outra... continuo trabalhando e brincando com imagens.
famosa Usina Lambari, entre Bebedouro e Colina,
pela estrada velha
José Rodrigues Simões, Carlos Alberto Ribeiro
e Marcos Martins Tristão - 1957/1958 - Studio Froner
Minha mãe, Josefa, eu, tia Natividade, Humberto, Dinho, André Mussato, minha irmã Maria Helena e meu Avô Alberto Ribeiro em Colina em 1963.
Feliz dia das Mães, todos os dias e para sempre!!! Essa tela pintei para a mãe da minha mãe...
A respeito da obra de Carlos Alberto Ribeiro, diz Oscar D’Ambrosio, jornalista, mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e que integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil): Nascido em Colina, interior do Estado de São Paulo, suas pinturas se caracterizam pela capacidade de criar realidades pictóricas em que a cor e a luz são utilizadas de maneira a nunca permitir a estaticidade de suas imagens. Isso significa o domínio de recursos pictóricos em que o movimento se faça presente ou, pelo menos sugerido. D’Solrac, como apontava Shakespeare, vale-se da luz como um dos elementos a descortinar o mundo. Capaz de pintar as mais variadas temáticas, como carnaval, carros de competição, esportes como futebol e surf, cenas de folclore, paisagens e retratos, D’Solrac cria atmosferas marcadas por uma estética que combina a luz e o uso da cor para a construção de massas de tinta compactas e equilibradas. É justamente na capacidade de criar o dinamismo em suas telas que o seu trabalho se destaca. Assim, as imagens de carnaval que estabelece no universo de sua pintura ganham mais vida e a riqueza de interpretações de cada imagem se multiplica.
Filhos de Colina (Filhos do Dr. Adilson)
Futebol
Feira Internacional do Esporte
Carnaval
Capoeira
Olinda
Para ver mais da obra de Carlos Alberto Ribeiro, acesse: http://dsolrac51.ning.com/photo
Capoeira
Olinda
Nenhum comentário:
Postar um comentário