sábado, 4 de fevereiro de 2012

Martins Tristão, uma família e muitos talentos

- idéia original, pesquisa e fotografia atual: Renata Paro
- fotos do arquivo do blog Colina Cidade Carinho,
de Vagner Meira Cotrim: http://colinasp.blogspot.com/
- pesquisa adicional e montagem da postagem por Colina SP

Ângelo Martins Tristão
 e Anunciata Farina sua esposa
Projetista e construtor, chegou a Colina em 1926. Foi o responsável pela construção de várias moradias em Colina, inclusive o prédio do Grêmio. Foi também o responsável pelas obras desafiadoras que deram um fim ao temido Buracão...
Angelo Martins Tristão, construtor oficial das obra públicas foi responsável pelas obras que deram fim ao Buracão, drenando nascentes e conduzindo os mananciais em galerias de aproximadamente 200 m . A obra foi concluída em 1956 e na administração Tô novas galerias foram construídas e foi projetada e iniciada a obra do Parque Débora Paro. 

Vitor Martins Tristão
Brasão de Colina: desenho original por Vitor Martins Tristão








Escudo de Armas de Colina: os escudos Português e Italiano (pioneiros da colonização de Colina), uma colina e sol nascente (que deu origem ao nome Colina), o símbolo do Comércio e da Indústria, uma haste de café e uma haste de milho, a data mais significativa, a da criação do Município, e o seu nome “Colina”
Colina, São Paulo State (Brazil)
About the Flag of Colina
The flag is the coat of arms on a white field. The coat of arms was designed by the artist Vítor Martins and adopted by municipal law 660 of 4 June 1970. It is divided quarterly: (1) red with a sword and laurel wreath, signifying command (this is also the principal charge in the state coat of arms); (2) blue with inescutcheons of Portugal [although the accompanying image shows this inescutcheon as a yellow cross on green] and of the Italian tricolor flag stripes, for the principal origins of the colonists who settled Colina; (3) [not described in the blazon on the official site] silver with a sun rising behind a green mountain; (4) yellow with Mercury's cap and a gear-wheel, for commerce and industry. The shield is flanked with branches of coffee and corn and ensigned with a mural crown.
Source: Official municipal website
Joseph McMillan, 2 April 2003
http://www.crwflags.com/fotw/flags/br-sp-cl.html


quadros de Vitor Martins:


  





Hugo Martins Tristão, conhecido artisticamente como “Hugo Tristão” nasceu em 10 de Setembro de 1933, filho de Ângelo Martins Tristão e Anunciata Farina.
Trabalhou com seu pai desde jovem na construção civil em Colina na edificação de diversas moradias da época, inclusive o prédio do Grêmio Cultural de Colina.
Sempre teve fascínio pelas artes e com dezoito anos iniciou sua carreira astística trabalhando na Editora Ática ilustrando histórias de terror.
Casou-se com Leila Mustafé Martins e teve duas filhas, Fernanda Martins e Renata Martins.
Trabalhou como cartunista da Folha de São Paulo, e seus trabalhos participaram de exposições em Galerias da França, levando o nome de Colina à vários lugares.
Na Editora Ática ilustrando materiais didáticos para o engrandecimento de nossa cultura. Ilustrou diversas obras para o Maurício de Souza, o qual trabalhos por muitos anos. Na Casa Publicadora trabalhos por aproximadamente dez anos, ilustrando animais da natureza inclusive, criando os roteiros e as ilustrações.

Publicou o livro “Natureza em Quadrinhos”, para o qual pesquisou sobre diversos animais de nossa fauna.
Editora: Casa Publicadora Brasileira, SP
Ano: 1989 - Encadernação: Brochura
Assuntos abordados na obra: Ciências biológicas: Ecologia. Natureza. História em quadrinhos. Meio ambiente.
Fauna e flora brasileira. Ecologia para crianças. Histórias sobre animais.
Inclui bibliografia e textos complementares: Ecologia - A Ciência da Sobrevivência, Curiosidades do Mundo Animal
Livro com ilustrações - gravuras em cores

 Ilustrador: Hugo Tristão

Criou a capa da revista “Festa do Cavalo”
Abaixo: exemplar da programação da VIII Festa do Cavalo de Colina. Ilustração - Hugo Tristão (Acervo Museu Municipal de Colina). Este mesmo desenho foi usado por duas vezes para os convites da festa

Jornal extraido do arquivo folha por Roger Eduardo Peguim onde se destaca reportagem sobre o artista Hugo Tristão.(Acervo Pessoal Vagner Cotrim)
Manteve até os últimos dias de sua vida escola de artes no qual ministrava aulas de desenho e pintura despertando em seus alunos o fascínio que a arte exerce.
Um artista colinense completo que deixou um legado eterno com suas obras.
Hugo Martins Tristão faleceu, aos 73 anos, em 02 de Junho de 2007, deixando a esposa, filhas, genros e quatro netos.
Deixou também um grande vazio no mundo das artes em Colina, pois sempre se dedicou de coração a nossa cidade.

Hugo e Leila
Renata Martins Giacometti, Leila e Hugo Martins Tristão




Carlos Alberto Ribeiro escreveu: então meus amigos... essa foto foi tirada por mim, no automático, quando o Hugo trabalhava comigo no departamento de arte na Christian Gray... e essa simpática e saudosa senhora Maria Mattioli.

Uma rua da cidade leva seu nome:
Local: Rua 4 – bairro Jardim Simões e Jardim Santo Antonio I – Rua 4 – Compreendida no trecho da Rua Dr. João Moreira de Andrade até a confrontação do Jardim Santo Antonio II.
alguns trabalhos de Hugo Tristão:












Este quadro foi pintado pelo Hugo Martins Tristão que o presenteou a Carlos Alberto Ribeiro quando trabalhavam no departamento de arte da Christian Gray em 1973/74 e que ele guarda com muito carinho
O quadro representa o avô materno de Hugo Martins:
Luiz Farina e seu cão Tody, imigrante italiano,
comerciante de ferro velho e ossos (1922)

Edna Martins




Edna Martins e Claudio Pereira restauraram os quadros da Via Sacra e da Pia Batismal da Matriz de Colina:





Dois depoimentos sobre Edna Martins:
Carlos Alberto Ribeiro - Quando criança queria ser um tipo Froner ou João Passos, mas, aos treze anos, tive uma semana de pintura com a Edna do Zico, e não deu outra... continuo trabalhando e brincando com imagens.

Cláudio Pereira dos Santos: a fascinação pelas artes me acompanha desde pequeno, mas foi com o incentivo e ajuda da professora Edna Martins Abdalla que encontrei o impulso que precisava para enveredar por este caminho. “Ela é minha eterna professora, amiga e uma fonte de talento; continua me ensinando a aperfeiçoar minhas técnicas”.
 Edna Martins é casada com Zico
(Nadir Abdalla):

Uma nova geração da família também pinta - Camila, neta de Hugo Tristão: