sábado, 4 de fevereiro de 2012

Henrique Seiji Ivamoto

Dr. Henrique e seus alunos (2017)

Henrique Seiji Ivamoto
médico, professor, escritor premiado e editor



Henrique Seiji Ivamoto: editor da Acta Medica Misericordiæ, é chefe do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa da Misericórdia de Santos, membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Medicina, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Sociedade Brasileira de Medicina Legal, da Associação Brasileira de Arte, Cultura e História, e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, professor de Propedêutica Neurológica da Universidade Metropolitana de Santos, e pós-graduando em Filosofia da Educação da Universidade Católica de Santos.

Link para a revista Acta Medica Misericordiae

Lacaz, Ciência e Humanismo na Casa de Arnaldo... Henrique Seiji Ivamoto...Prêmio Carlos Chagas - Academia Nacional de Medicina. Publicado pela Lemos Editorial & Gráficos Ltda, o livro narra em prosa e em versos a vida e os feitos do humanista Carlos da Silva Lacaz, uma das maiores expressões da Ciência e Educação Médica contemporâneas, professor emérito e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fundador do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. Essa obra humanística do Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Santos e da Sociedade Brasileira de História da Medicina é uma biografia de Lacaz (Carlos da Silva), personagem importantíssimo na história da medicina brasileira, em especial da Faculdade de Medicina da USP. Neste trabalho, o Dr. Henrique Ivamoto dá oportunidade para que o leitor conheça quão rica de realizações é a história de Lacaz e quanto é plena de pensamentos elevados sua trajetória de médico e cientista.

Dr. Henrique Ivamoto autografando o livro

Cerimônia de lançamento do livro "Lacaz, Ciência e Humanismo na Casa de Arnaldo". A partir da esquerda, Ulysses G. Menghelli (presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina), Fábio Schmidt Goffi (presidente da Associação de Professores Eméritos da FMUSP), Luis Baccalá (presidente da Associação de Antigos Alunos da FMUSP), Ricardo Lacaz Martins (advogado, neto do Prof. Lacaz) e Henrique S. Ivamoto (autor).

Salão nobre da Academia Nacional de Medicina, na noite em que a obra "Lacaz, Ciência e Humanismo na Casa de Arnaldo" foi laureada com o Prêmio Carlos Chagas. A partir da esquerda, Célia Soares Ivamoto (colaboradora na obra), Henrique Seiji Ivamoto (autor), embaixador Alberto Costa e Silva (presidente da Academia Brasileira de Letras), Augusto Paulino Netto (presidente da Academia Nacional de Medicina, a mais antiga academia do país), acadêmico emérito Antar Padilha-Gonçalves e Rosilene Morales (colaboradora na obra).

Na Academia Nacional de Medicina, Henrique S. Ivamoto, a novelista Glória Peres, Célia Soares Ivamoto e Rosilene Morales.

Coquetel após lançamento do livro na FMJUSP.

Editor: Henrique Seiji Ivamoto - Acta Medica Misericordiæ - A revista mundial das Santas Casas da Misericórdia
The world journal of the Santas Casas da Misericórdia - Publicações Eletrônicas e Impressas do Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Santos, sem finalidades comerciais - Revista dedicada a publicar artigos científicos produzidos nas Santas Casas da Misericórdia do Brasil, Portugal e demais países - Assistentes Editorais: Alison Entrekin, Liliana Soares Ivamoto e Maria Scazufca.
Imagens da premiação na Academia Nacional de Medicina e do lançamento na FMUSP
http://www.actamedica.org.br/

Obs: Identidade estudantil: do blog Colina Cidade Carinho, de Vagner Meira Cotrim: http://colinasp.blogspot.com/
acervo do Museu Municipal de Colina


Artigo do Dr. Henrique Ivamoto no jornal A Tribuna, de Santos, 1966



A SANTA CASA DE SANTOS E O HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS, pelo colinense Dr. Henrique Ivamoto

Ranulpho Prata, consagrado como autor pioneiro na área de Literatura Social Brasileira, fundou o Serviço de Radiologia da Santa Casa de Santos, primeiro hospital do país. 
Décadas depois, seu filho Paulo Prata e a nora Scylla fundaram o Hospital do Câncer de Barretos, consagrado como referência na área no Brasil. 
A família Prata dedicando-se a duas instituições filantrópicas pioneiras no país. Abaixo, um breve relato sobre uma visita proporcionada pelo nosso velho amigo colinense Napoleão Jorge Filho. 
clique neste link para ler o artigo completo



Nenhum comentário:

Postar um comentário