quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nicola Gonçalves cronista colinense e exemplo de solidariedade


Vídeo realizado em 2001: homenagem ao marceneiro e escritor Nicola Gonçalves

Nicola Gonçalves, natural de Colina, S.P, nascido em 11 de Julho de 1929, filho de Francisco Gonçalves e Catarina Scarmato. Mudou-se de Colina para São Carlos no ano de 1943, onde reside até hoje, mas acompanhou de perto a vida Colinense, estando ao par de tudo que acontece na sua terra natal. Foi agraciado com o título de cidadão honorário de Colina, anos atrás. Colaborou com diversas entidades sociais de Colina, como Apae e algumas creches. Ofertou os móveis do museu municipal e fornece muletas e bengalas gratuitas para o hospital de Colina. Publicou algumas obras literárias, onde sempre cita Colina. Atualmente exerce a profissão de marceneiro.
Ana Paula Soares de Aguiar (neta do Nicola Gonçalves)
filha dele: Maria Regina Gonçalves
7 de novembro de 2012 22:34


Nicola Gonçalves em visita a Colina, 
em 21 de abril de 2013:






Em Colina com meu pai, só de ver a felicidade dele em rever a cidade que ele nasceu, não tem dinheiro que pague... Levei meu pai em todos os lugares que ele quis, alguns ele gostou muito, mas em certos lugares ele ficou decepcionado com o abandono. Levou também varias muletas e bengalas no hospital, passeamos bastante. (Maria Regina Gonçalves)
Estive em Colina na noite de 20 de abril,onde assisti com imensa satisfação ao desfile de aniversário da cidade, não da fundação como todos acreditam, mas de sua emancipação como municipio. Colina foi fundada em 1903, com a chegada da estrada de ferro. Têm, portanto 110 anos. No dia 21, domingo, aproveitei o dia para matar a saudades. Visitei a estação, cujo abandono me deixou muito triste. O museu estava fechado, não pude apreciá-lo conforme tenho por hábito quando vou a Colina. Subi na ponte Alice Dias, pisei nos paralelepípedos, que devem ser conservados em seu estado original, jamais removidos dali. Fui, também no campo de polo, um dos mais belos do Brasil, onde pude ver as fotos dos antigos jogadores.
No parque Debora Paro, gostei muito dos passeios para pedestres, das via asfaltadas, das arvores, da lagoa, onde antigamente, no meu tempo de moleque, nadei no arrasta-barriga, que ficava por ali perto. Minha filha Regina levou-me até à casa da mocinha Aline, cega de nascença, onde levei meu último livro com dedicatória em sua homenagem.
Dali rumamos para a praça da matriz, inteiramente deserta, com o comércio fechado. Até a farmacia Santa Izabel estava fechada, lugar que sempre visito, cujas estantes de madeira causam-me admiração.
Fui até a escola Apae,mas lá também não havia ninguem. Depois disso andamos pelas ruas, almoçamos na Elvira e dali fomos até o hotel Danúbio, onde pegamos n ossa bagagem, e voltamos para S/ Carlos. 
Nicola Gonçalves. (25/abril/2013)



 Capa do livro Uma Inesquecível Viagem de Trem de Ferro e Outras Histórias Colinenses, de Nicola Gonçalves.
A autora da capa: artista plástica Mara Toledo, premiada em concursos de todo o Brasil...







Nicola Gonçalves recebeu o Diploma de Parceiro da Cultura, da Prefeitura de Colina, em 2001
Para conhecer também o espírito de solidariedade de Nicola Gonçalves, assista ao vídeo acima

Carta escrita a Nicola Gonçalves - 
5/julho/2011
Prezado Sr. Nicola
Rua Dr. Duarte Nunes, 1218 – Vila Carmem, 13575-350 – São Carlos – SP
Queremos agradecer, e muito, sua autorização para utilizarmos fotos e trechos de seus livros em nosso blog.
Sempre adoramos ler seus livros, que nos servem como referência quando publicamos fatos e curiosidades sobre Colina, nossa querida Cidade Carinho.
Gostaríamos que o senhor desse uma olhada no nosso blog: temos algumas matérias sobre o senhor lá. É só pedir pra sua neta que ela acessa. Peça a ela pra nos mandar o e-mail dela pra que possamos nos comunicar daqui pra frente.
Forneça a ela esse endereço:
Blog:
http://colinaspaulo.blogspot.com/
Lá ela vai encontrar links para todos os sites e blogs que têm assuntos sobre Colina.
Nosso e-mail: colina.spaulo@gmail.com
Abraços,
a equipe do Colina SP

Algumas fotos publicadas nos livros do Nicola Gonçalves: