domingo, 5 de fevereiro de 2012

Filme Colina 1956 e fotos



Colina 1956, versão José Mario Tonus

João Paro (Piquira) que foi prefeito de Colina (3/jan/1960 a 1/jan/1964), então vereador, acompanhou a filmagem e aparece no filme. Ele ficou com uma cópia do filme que, na época, foi passado no cineminha do Grupo Escolar do Monte Belo.
Entretanto, a cópia em poder dele se deteriorou e, para não perder o filme e, consequentemente o registro da história, converteu o filme numa fita de vídeo cassete, nos anos 90.
 Esta fita foi passada a seus sobrinhos Zenaide Paro Tonus e Nestor de Oliveira F° e foram feitas 3 cópias: uma para o Nestor, uma para o Cláudio Paro e uma que foi entregue a amigos da família Paro em Colina. A fita original do vídeo encontra-se ainda hoje com o Nestor.
Anos mais tarde, o José Mário Tonus, também sobrinho do Piquira, transformou esta fita de vídeo em DVD, com três cópias: ficou com uma, entregou outra ao Nestor e uma terceira para o Valdemar Velo, as três com 12:55' de duração.
O José Mario Tonus também transformou os quadros do DVD em fotos e são estas que estamos mostrando aqui nesta postagem junto com o vídeo, na versão feita pelo José Mario Tonus.
Agradecemos ao José Mario por ter nos cedido o filme e as fotos para publicação aqui no blog.
No Youtube há mais 2 versões, uma do Nestor (que ele transformou em vídeo no NERO (12:49') e outra postada pelo Estudio Mix (Mazzim), de Colina, com 8:16' de duração. Seguem os links destas duas cópias...

com 12:49' de duração
agradecemos a Zenaide Paro Tonus e Nestor de Oliveira F° pela cessão do filme para publicação e pelos esclarecimentos sobre a origem do filme

de Colina, com 8:16' de duração


As fotos abaixo, de autoria de José Mario Tonus, foram feitas a partir do filme:



















 




































Nenhum comentário:

Postar um comentário